DOUTORAMENTO EM ESTUDOS URBANOS

O Doutoramento em Estudos Urbanos realiza-se em associação entre o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) que confere um grau conjunto entre as duas instituições. O programa oferece formação avançada multidisciplinar em investigação urbana, inovadora em Portugal, numa perspetiva integrada em torno de várias áreas disciplinares, como a Sociologia, a Antropologia, a História, a Geografia, a Economia, a Arquitetura e o Urbanismo, incentivando uma reflexão crítica sobre questões urbanas e fomentando a articulação entre investigação científica e práticas profissionais nos mais diversos contextos de atuação, públicos e privados.

A investigação realizada no âmbito do programa é enquadrada por oito Centros de Investigação credenciados pela FCT, sediados em ambas as instituições, que contribuem para a consolidação de um espaço de reflexão interdisciplinar em torno do conhecimento assente em casos concretos de pesquisa (CIES-IUL, DINAMIA’CET-IUL, CICS.NOVA, CRIA, Instituto de Estudos Medievais, Instituto de História da Arte, CHAM e Instituto de História Contemporânea).

Com um corpo docente altamente qualificado, proveniente das várias áreas científicas que integram os Estudos Urbanos, este Programa de Doutoramento organiza-se em 8 semestres (2 semestres de aulas e seminários + 6 semestres de investigação orientada), num total de 240 créditos.

Os objetivos deste ciclo de estudos são os seguintes:

  • apetrechar estudantes qualificados com ferramentas, metodologias, conceitos e teorias aprofundadas para o estudo dos Estudos Urbanos num contexto interdisciplinar a nível de pós-graduação avançada;
  • fornecer aos estudantes a oportunidade de aplicar métodos, conceitos e teorias avançados quer em contextos mais genéricos como em contextos mais especializados e interdisciplinares;
  • introduzir os estudantes em inovadoras e intelectualmente exigentes áreas de estudos urbanos;
  • promover e desenvolver a habilidade dos estudantes para pensar criticamente sobre problemáticas de Estudos Urbanos promover a capacidade dos alunos para a realização de investigação independente. em estudos urbanos.

 

CANDIDATURAS 2020/21

_____

Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Todas as condições são estabelecidas no respetivo edital no início do período de candidaturas (disponível no topo desta página).

Estrutura curricular

Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 na componente não letiva).

Modalidades de componente não letiva: Tese.

Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos. O seminário de opção livre poderá ser escolhido de entre as unidades curriculares de formação pós-graduada oferecidas pela NOVA FCSH, por outras unidades orgânicas da Universidade Nova de Lisboa, ou por outras instituições do Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante acordo ou protocolo.

O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Corpo docente

NOVA FCSH

 

ISCTE-IUL

  • Walter José dos Santos Rodrigues
  • Maria Teresa Esteves Costa Pinto
  • Maria João Mendes Vaz
  • Maria Teresa Marques Madeira da Silva
  • Rita d'Ávila Cachado
  • Helena Maria Barroso de Carvalho
  • Pedro Miguel Alves Felício Seco da Costa
  • Graça Índias Cordeiro

NOVASBE

  • Álvaro Ferreira da Silva

 

Outros professores da NOVA FCSH

 

Internacionais

  • Joan Pujadas

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer