Conhecidos os vencedores do CINENOVA 2022
28 de Novembro de 2022, 17:23

São já conhecidos os filmes vencedores da 4.ª edição do CINENOVA, o único Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal, que decorreu entre os dias 22 e 26 de novembro.
Das mais de 1.400 submissões de curtas-metragens, foram selecionadas 42 para concurso. Durante os dias 22 e 26, deu-se a mostra dos filmes selecionados perante o público do CINENOVA e um júri de renome nacional e internacional, a par de outras atividades que visam motivar o diálogo e o debate em torno do tema Cinema e Conhecimento.
“Os Tempos Conturbados” de Carlos Alberto Tavares Pedro venceu a categoria de Melhor Filme Português, atribuído pelo júri nacional, tendo recebido um prémio no valor de 1.000€.

O prémio de Melhor Filme, atribuído pelo júri internacional, no valor de 1.500€, foi entregue a “Boys” de Raghuvir Khare. Esta curta-metragem conta a história de Arno (8-9 anos) e Burik (9-10 anos) e a forma como a sua relação se vai alterando ao longo do tempo, devido a uma série de eventos insólitos.

A audiência do CINENOVA 2022 teve também o papel de atribuir o Prémio do Público, tendo selecionado o filme “Transportation Procedures for Lovers” de Helena Estrela. O filme aborda a história de um casal que termina e uma chamada telefónica para a empresa Fedex, cujo objetivo era o transporte de uma pessoa.

Receberam ainda Menções Honrosas, por parte do júri nacional, “Há um profeta nas Olaias, tenham cuidado!” de Lucas Camargo Barros, “Lugar Nenhum” de Pedro Gonçalves Ribeiro e “Lugares de Ausência” de Melanie Pereira. Por parte do júri internacional, foi “A Straight Story” de João Garcia Neto que ganhou a Menção Honrosa.

Os prémios da edição de 2022 do CINENOVA foram anunciados no passado sábado na sessão de encerramento do Festival, onde decorreu também a homenagem a João Mário Grilo. O CINENOVA pretende, assim, continuar a ser uma plataforma de lançamento de carreira de todas e todos os estudantes-realizadores.