Conhecidos os vencedores do CINENOVA 2022

São já conhecidos os filmes vencedores da 4.ª edição do CINENOVA, o único Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal, que decorreu entre os dias 22 e 26 de novembro.

Das mais de 1.400 submissões de curtas-metragens, foram selecionadas 42 para concurso. Durante os dias 22 e 26, deu-se a mostra dos filmes selecionados perante o público do CINENOVA e um júri de renome nacional e internacional, a par de outras atividades que visam motivar o diálogo e o debate em torno do tema Cinema e Conhecimento.

“Os Tempos Conturbados” de Carlos Alberto Tavares Pedro venceu a categoria de Melhor Filme Português, atribuído pelo júri nacional, tendo recebido um prémio no valor de 1.000€.

Os Tempos Conturbados: CINENOVA 2022
Fotograma de “Os Tempos Conturbados” (2022) de Carlos Alberto Tavares Pedro

O prémio de Melhor Filme, atribuído pelo júri internacional, no valor de 1.500€, foi entregue a “Boys” de Raghuvir Khare. Esta curta-metragem conta a história de Arno (8-9 anos) e Burik (9-10 anos) e a forma como a sua relação se vai alterando ao longo do tempo, devido a uma série de eventos insólitos.

Boys: CINENOVA 2022
Fotograma de “Boys” (2021) de Raghuvir Khare

A audiência do CINENOVA 2022 teve também o papel de atribuir o Prémio do Público, tendo selecionado o filme “Transportation Procedures for Lovers” de Helena Estrela. O filme aborda a história de um casal que termina e uma chamada telefónica para a empresa Fedex, cujo objetivo era o transporte de uma pessoa.

Transportation: CINENOVA 2022
Fotograma de “Transportation Procedures for Lovers” (2021) de Helena Estrela

Receberam ainda Menções Honrosas, por parte do júri nacional, “Há um profeta nas Olaias, tenham cuidado!” de Lucas Camargo Barros, “Lugar Nenhum” de Pedro Gonçalves Ribeiro e “Lugares de Ausência” de Melanie Pereira. Por parte do júri internacional, foi “A Straight Story” de João Garcia Neto que ganhou a Menção Honrosa.

Há um profeta nas Olaias, tenham cuidado!: CINENOVA 2022
Fotograma de “Há um profeta nas Olaias, tenham cuidado! (2021) de Lucas Camargo Barros

Os prémios da edição de 2022 do CINENOVA foram anunciados no passado sábado na sessão de encerramento do Festival, onde decorreu também a homenagem a João Mário Grilo. O CINENOVA pretende, assim, continuar a ser uma plataforma de lançamento de carreira de todas e todos os estudantes-realizadores.