CINENOVA 2022 homenageia Professor João Mário Grilo na sessão de encerramento

A edição de 2022 do CINENOVA tem programada uma homenagem a João Mário Grilo, docente da NOVA FCSH que ocorrerá durante a sessão de encerramento do Festival.

Esta sessão consiste na entrega dos prémios de Melhor Filme, Melhor Filme Português e Escolha do Público e irá decorrer no dia 26 de novembro, pelas 14h, no Auditório B1 da NOVA FCSH. A programação completa pode ser consultada aqui.

Para além da entrega dos prémios aos vencedores da 4.ª edição do Festival, a homenagem a João Mário Grilo começará com a exibição do filme “Viagens ao Confins de um Sítio Onde Nunca Estive”.

Viagens ao Confins de um Sítio Onde Nunca Estive
Fotograma de “Viagens ao Confins de um Sítio Onde Nunca Estive” (2014)

SOBRE O FILME

“Viagens aos Confins de um Sítio Onde Nunca Estive” (2014) é um documentário realizado por João Mário Grilo que tem como foco a exposição “O Peso do Paraíso” de Rui Chafes que se encontrava presente no Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian.

“O artista, no seu movimento para o ideal, perturba a estabilidade de uma sociedade. A sociedade aspira à estabilidade, o artista
aspira ao infinito. É essa a responsabilidade do artista e o sacrifício espiritual que lhe é exigido.”
Rui Chafes, O Perfume de Buganvílias, 2012

Aspeto da exposição “O Peso do Paraíso. Rui Chafes”, Jardim Gulbenkian, Lisboa, 2014. Arquivos Gulbenkian, ID: 4657 (C) Paulo Costa

JOÃO MÁRIO GRILO

João Mário Grilo é Professor Catedrático na NOVA FCSH, ensaísta e cineasta português. É licenciado em Sociologia (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação (1987). Foi o responsável pela introdução do cinema na academia portuguesa. Leciona Realização de Cinema (seminário) e é coordenador dos Doutoramentos em Estudos Artísticos e em Media Digitais, publicando também artigos de crítica, história e teoria do cinema e da imagem. Enquanto realizador, representou Portugal em vários festivais de cinema.