2025/2026: Aberta a 2.ª fase de candidaturas a Mestrados em Ensino

Até dia 1 de setembro, está aberta a 2.ª fase de candidaturas aos Mestrados em Ensino da NOVA FCSH, apenas para cursos com vagas sobrantes da 1.ª fase de candidaturas. Estas são realizadas online, através do portal do Inforestudante.

Os cursos compreendidos nesta fase são:

Estes ciclos de estudos encontram-se de momento em processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, contemplando os critérios e condições definidos pelo Decreto-Lei n.º 9A/2025, de 14 de fevereiro de 2025. Nesse sentido, informações finais sobre estruturas curriculares serão divulgadas em breve.

Ainda tendo em conta as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 9A/2025, é contemplada uma segunda condição de candidaturas, especialmente dirigida a profissionais da docência e cujo ciclo de estudos de
dois anos dá a possibilidade de optar, em alternativa à prática de ensino supervisionada, pela apresentação e defesa pública de um relatório de natureza teórico-prática, sustentado cientificamente, que abranja o período de docência.

A candidatura implica adicionalmente condições de acesso específicas para cada Mestrado em Ensino sobre o número de ECTS mínimo na área científica do curso que devem ser consultadas pelos candidatos na página de cada Mestrado. Todas as restantes informações sobre o número de vagas, os documentos de candidatura a apresentar e o valor da propina estão disponíveis no edital de candidatura de cada curso, também na respetiva página do site.

Qualquer dúvidas sobre as candidaturas à oferta letiva da NOVA FCSH pode ser endereçada ao e-mail novoaluno@fcsh.unl.pt. Informações sobre as Bolsas Santander para estudantes em Mestrados em Ensino podem ser consultadas aqui