O Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) é uma unidade de investigação baseada na integração das artes, humanidades e ciências.
Fundado em 1995, o INET-md tem, desde então, investido em parcerias com comunidades, artistas, instituições académicas e não-académicas, e responsáveis por políticas públicas, tendo em vista a construção democrática e decolonial do conhecimento.
As contribuições do INET-md incluem trabalhos etnográficos e históricos inovadores sobre as práticas expressivas da música e da dança; estudos sobre a sua manifestação e preservação; atenção às implicações políticas e interconexões mundiais; explorações da dança e da música como práticas sociais incorporadas; o estudo de abordagens pedagógicas formais e não-formais nestas áreas; experimentação em investigação artística; e a caraterização acústica de instrumentos musicais. Sediado na Universidade NOVA de Lisboa, (NOVA FCSH), o INET-md tem três pólos adicionais, localizados na Universidade de Aveiro (DeCA UA), na Universidade de Lisboa (FMH-ULisboa) e no Politécnico do Porto (ESE-P.Porto), além de um pólo em formação no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
Metas
O INET-md tem como compromisso o desenvolvimento da investigação e da criação nos domínios da música e da dança, em colaboração com diversos interlocutores e instituições. As suas principais metas são:
- Conduzir pesquisa transdisciplinar sobre música e dança;
- Desenvolver parcerias colaborativas com comunidades locais, artistas, decisores políticos e instituições nacionais e internacionais, no sentido da produção democrática e decolonial do conhecimento;
- Promoção da investigação em música e dança que aborde assuntos relacionados com passados coloniais e contextos pós-coloniais, especialmente em áreas com ligações históricas profundas a Portugal;
- Consolidar a investigação artística no âmbito da criação e performance em música e dança através de perspetivas baseadas na prática;
- Expandir a pesquisa em produção e perceção sonoras assente em princípios da Física e da Psicoacústica;
- Consolidar arquivos audiovisuais e disponibilizar fontes e resultados de pesquisa em bases de dados online de acesso livre.
A pesquisa no INET-md é desenvolvida através de seis grupos de investigação e quatro linhas temáticas:
Grupos de Investigação
- Etnomusicologia e Estudos em Música Popular (coordenação: Filippo Bonini Baraldi)
- Estudos Históricos e Culturais em Música (coordenação: Cristina Fernandes)
- Estudos em Dança (coordenação: Elisabete Monteiro)
- Criação, Performance e Investigação Artística (coordenação: Henrique Portovedo)
- Educação, Música e Teatro na Comunidade (coordenação: Graça Boal-Palheiros)
- Acústica Musical e Estudos de Sons (coordenação: Vincent Debut)
Linhas Temáticas
- Estudos de Mulheres, Género e Sexualidade (coordenação: Inês Thomas Almeida, Marco Roque de Freitas)
- Património(s), Arquivos e Museus (coordenação: Alcina Cortez, Edward Ayres de Abreu, Maria João Albuquerque, Susana Sardo)
- Performatividades Digitais e Tecnológicas (coordenação: Alfonso Benetti, Ana Luísa Veloso, Filipe Lopes)
- Poder, Política e Ativismo (coordenação: Alix Didier Sarrouy)