UNESCO distingue 4-Oceans
12 de Fevereiro de 2026, 11:10
O 4-Oceans foi distinguido pela coligação UNESCO-MOST BRIDGES “pelas suas contribuições com impacto para a ciência transdisciplinar da sustentabilidade”. O projeto, que procura responder à pergunta “Como é que a vida marinha afetou e alterou as sociedades do passado?”, trouxe para Portugal a primeira ERC Synergy Grant na área das Humanidades, no valor de € 10,4 milhões, com a participação da NOVA FCSH através do CHAM – Centro de Humanidades.
Com o 4-Oceans previsivelmente a decorrer até 2027, o objetivo da equipa é construir uma compreensão global, histórica e baseada em dados sobre a forma como a vida marinha moldou as sociedades humanas, e vice-versa, ao longo de dois milénios (de 100 a.C. até 1860), contribuindo para um melhor conhecimento dos oceanos, para políticas públicas sustentáveis e para estratégias de conservação ecológica.
Coordenada em Portugal pela investigadora do CHAM – NOVA FCSH Cristina Brito, a equipa junta também cientistas do Trinity Centre for Environmental Humanities (Trinity College Dublin), na Irlanda, e da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU, na sigla em inglês), na Noruega, instituições que colideram o projeto, além de investigadores da Universidade de Oslo e da Universidade de Columbia/ NASA (EUA), entre outras.
A distinção do Programa de Reconhecimento da UNESCO-MOST BRIDGES, criado para incentivar a investigação transdisciplinar na área da sustentabilidade ancorada nas Humanidades e coproduzida com as comunidades, valoriza a relevância do 4-Oceans para a gestão sustentável dos oceanos, confirmando o projeto como exemplo de práticas de excelência em ciência sustentável transdisciplinar, integrando abordagens éticas, socialmente responsáveis e transformadoras.
Os 11 projetos agora destacados pela coligação “demonstram que não podemos resolver questões de sustentabilidade sem compreender os contextos sociais e culturais que as impulsionam”, escrevem os responsáveis pela distinção. A escolha do 4-Oceans evidencia ainda a importância das abordagens históricas e culturais para enfrentar os atuais desafios relativos aos recursos oceânicos e respetiva gestão.
A UNESCO-MOST BRIDGES é uma coligação transdisciplinar na área das ciências da sustentabilidade e das Humanidades, centrada na resolução dos problemas sociais destacados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e organizada no âmbito do programa MOST (Management of Social Transformations) da UNESCO.