25
Ago
Data: 25 a 29 Ago 2025
Horário: das 16h00 às 19h00
Duração: 15h
Morada: NOVA FCSH |
Área: Educação e Ensino
Docente responsável: Helena Rodrigues
Docente: Jorge Miguel Gonçalves Graça
Docente: Helena Maria Ferreira Rodrigues da Silva
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos grupos 250, 610 e todos os grupos M.
ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância

 

Objetivos

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Pretende-se que no final do curso o aluno seja capaz de:

  • Criar objetos e ferramentas musicais com recurso à tecnologia;
  • Analisar exemplos de instrumentos adaptados a diferentes necessidades específicas;
  • Aprofundar autonomamente as os seus conhecimentos dos conteúdos introduzido;
  • Improvisar e/ou criar música com recurso aos objetos criados.

 

Programa

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1ª Sessão (3h)

  • Introdução à criação de objetos sonoros.
  • Noções histórias e exemplos significativos.
  • Introdução às Práticas Artísticas Participativas.
  • Exemplos de aplicações de objetos sonoros adaptados a contextos educativos ou de trabalho artístico participativo. Discussão sobre os contextos de trabalho educativo e artístico dos alunos.

2ª Sessão (3h)

  • Experimentação com as ferramentas PureData, Arduino, MaxMSP, Soundplant, MakeyMakey.
  • Demonstração e aplicação destas ferramentas em objetos desenvolvidos pelo docente.
  • Introdução e exploração aprofundada de práticas de construção de instrumentos acústicos, para posterior amplificação eletrónica.

3ª Sessão (3h)

  • Continuação da exploração e criação de instrumentos acústicos simples.
  • Reflexão sobre as técnicas adquiridas até ao momento.
  • Introdução e exploração aprofundada dos softwares PureData e Soundplant.
  • Exemplos básicos da sua utilização.

4ª Sessão (3h)

  • Continuação da criação de pequenos programas com recurso às ferramentas PureData e Soundplant.
  • Concetualização de projetos adaptados aos contextos laborais dos alunos, orientados pelo docente.
  • Discussão conjunta dos projetos de cada um em contexto de grupo.

5ª Sessão (3h)

  • Trabalho autónomo guiado pelo docente para desenvolvimento de ideias e protótipos de projetos adaptados aos contextos laborais dos alunos.
  • Reflexão sobre as técnicas adquiridas ao longo do curso e “jam session” final com recurso diferentes objetos criados e explorados.
  • Partilha de experiências e planos de aplicação dos objetos sonoros em contextos educativos e artísticos.

 

Bibliografia

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  • Graça, J., Rodrigues, H., & Rodrigues, P. M. (2021). Projecto X: A Journey Inside Ourselves and What We Found When We Arrived. Nordic Journal of Art and Research, 10(2). https://doi.org/10/gnhdd8.
  • Holmes, T. (2022). Sound art: Concepts and practices. New York: Routledge, Taylor & Francis Group.
  • Howe, B. (2016). Disabling music performance. In The Oxford Handbook of music and disability studies (1st ed., pp. 191–209). Oxford: Oxford University Press.
  • Paynter, J., & Aston, P. (1970). Sound and silence: Classroom projects in creative music. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Frid, E. (2019). Accessible Digital Musical Instruments—A Review of Musical Interfaces in Inclusive Music Practice. Multimodal Technologies and Interaction, 3(3), 57

 

PROPINA

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Ver tabela em informações úteis.

 

docente

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Helena Maria Ferreira Rodrigues da Silva  é Professora Associada com Agregação do Departamento de Ciências Musicais da NOVA-FCSH. Investigadora do CESEM, fundou o Laboratório de Música e Comunicação na Infância. Estudou com Edwin Gordon ao longo de vinte anos, que orientou também o seu Doutoramento. Divulga a sua teoria de aprendizagem musical desde 1994. À formação em Psicologia e Música juntou investigações sobre expressão vocal e educação somática, explorando raízes da comunicação. Estes saberes sustentam uma proposta original de formação que visa melhorar os cuidados na infância. Foi Researcher Fellow da Royal Flemish Academy of Belgium for Science and the Arts. Recebeu prémios como o do Clube Americano e o prémio Santander de excelência académica. É diretora artística da Companhia de Música Teatral. Coordenou os projetos Opus Tutti e GermInArte. Autora de publicações de natureza diversa, é frequentemente convidada para apresentar conferências e workshops em Portugal e no estrangeiro.

Jorge Miguel Gonçalves Graça é doutorado em Ciências Musicais pela NOVA-FCSH, com especialização em Psicologia da Música e Ensino da Música. Com um Mestrado em Ensino da Música (Saxofone) pela Universidade de Aveiro, lecionou Saxofone, Música de Conjunto e Música e Tecnologias Informáticas no Conservatório de Música David de Sousa. Saxofonista, compositor e ‘inventor’, dedica-se atualmente a projetos a solo que integram música eletrónica e tecnologias de performance. Desenvolve práticas artísticas multidisciplinares com foco em Projetos Participativos, e cria instrumentos e interfaces musicais inclusivos. Em 2022, lançou Canta Ceifeira, o álbum inaugural do seu projeto Fauxclore, através do qual promove também o workshop Pássaros Imaginários. Colabora regularmente com a Companhia de Música Teatral, participando como performer, músico, assistente de produção e criador de objetos e paisagens sonoras para instalações artísticas.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)