ESCOLA DE VERÃO COMO FUNCIONAM?

Os cursos da ESCOLA DE VERÃO (EV) são de admissão livre, o que significa que não necessita de apresentar qualquer certificado ou candidatura prévia. Os estudantes poderão optar por fazer um ou vários cursos, da mesma área ou de áreas diferentes, de acordo com os seus interesses e com a disponibilidade de horários e de vagas existentes.

Nesta edição da EV 2020 poderão escolher cursos lecionados nas seguintes  modalidades:

• Ensino a Distância;
  • Ensino Presencial.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

____

• Os estudantes que solicitarem a avaliação do seu desempenho (nos cursos de 25 horas e caso seja positiva) poderão obter 2 créditos ECTS.
  • Os cursos acreditados, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua [CCPFC), os estudantes (professores dos Ensinos Básico e Secundário) que solicitarem a avaliação do seu desempenho (e caso seja positiva) poderão obter em certificado as horas correspondentes.
  • Para a obtenção de créditos (créditos ECTS ou horas acreditadas pelo CCPFC – para Professores dos Ensinos Básico e Secundário) a avaliação é obrigatória.
  • Pode pedir a avaliação logo no momento da sua inscrição, ou durante o período em que o curso está a decorrer.
  • As normas concretas de avaliação (formas, prazos) podem variar de acordo com os cursos e são da responsabilidade dos docentes de cada curso. As normas de avaliação são definidas na primeira sessão de cada curso.

NOTE BEM:

Para a obtenção das horas acreditadas em formação adequada (dimensão científica e pedagógica), deverá:

• Escolher os cursos que estão acreditados para o seu grupo específico;
  • Inscrever-se na avaliação proposta para o curso e realizá-la nos prazos indicados pelos docentes dos diferentes cursos.

CANCELAMENTOS E DESISTÊNCIAS

____

A organização da Escola de Verão reserva-se o direito de cancelar qualquer curso que não tenha o número mínimo de inscrições que garanta o seu adequado funcionamento. Em caso de cancelamento os alunos serão informados. Quando os alunos decidirem não escolher um curso em alternativa, todas as quantias pagas serão integralmente devolvidas.

Sempre que haja lugar a devoluções por motivos imputáveis à NOVA FCSH, estas devoluções serão feitas exclusivamente por transferência bancária.

Em todos os restantes casos, e salvo motivos devidamente atestados, não haverá lugar a qualquer devolução dos valores pagos.

No caso de querer desistir do curso em que se inscreveu, deverá avisar obrigatoriamente o secretariado da Escola de Verão, via e-mail, já que a sua vaga poderá ser importante para outros potenciais participantes.

Distribuem-se por dois períodos:

• de 06 de julho a 14 agosto (1.º período);
  • de 24 de agosto a 06 de setembro (2.º período).

Horários compreendidos entre as 10h e as 20h, de segunda a sábado.

• 15 horas de duração (horas de contacto);
  • 25 horas de duração (horas de contacto).

Estes cursos conferem dois tipos de certificação:

• Sistema ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System):

Os cursos de 25 horas podem atribuir 2 ECTS, desde que o estudante requeira avaliação;

Os cursos de 15 horas NÃO atribuem ECTS.

• Formação Contínua de Docentes do Ensino Básico e Secundário:

Quando acreditados pelo CCPFC, os cursos podem atribuir a ACREDITAÇÃO das 15h / 25h correspondentes ao curso desde que o estudante requeira avaliação.

Para os restantes estudantes, não há avaliação nestes cursos. No entanto, se assim desejarem poderão solicitar, mediante pagamento, um certificado de frequência.

Alojamento

• Se não reside na área de Lisboa e pretende alojamento, consulte a página do SASNOVA.

COMO INSCREVER-SE?

As inscrições decorrem de 01 de maio a 21 de junho (para os cursos de 6 de julho a 14 de agosto) e de 01 de maio até 02 de agosto (para os cursos de 24 de agosto a 6 setembro).

As inscrições decorrem da seguinte forma:

• de 01 de maio a 21 de junho (para os cursos de 06 de julho a 14 de agosto);
  • de 01 de maio até 02 de agosto (para os cursos de 24 de agosto a 06 setembro).

No ato da inscrição deve ser efetuado o pagamento da totalidade do curso.

A partir do momento em que um dado curso atinja o seu número limite de vagas as inscrições poderão encerrar em data anterior às indicadas.

A inscrição para avaliação poderá ser feita (e paga) até ao final de cada curso. Neste caso, deverá comunicar a sua intenção ao docente e inscrever-se diretamente no secretariado do Centro Luís Krus.

Cursos de 25 Horas
Preços Público em geral Estudantes* Antigos alunos**
Inscrição 160€ 110€ 120€
Avaliação + 20€ + 15€ + 15€
Certificado + 6€

Cursos de 15 Horas
Preços Público em geral Estudantes* Antigos alunos**
Inscrição 110€ 80€ 85€
Avaliação + 15€ ***
Certificado + 6€

* De qualquer grau e estabelecimento de ensino.

**Da NOVA FCSH, incluindo alunos das anteriores edições da EV.

***Só para professores do ensino básico e secundário para cursos acreditados pelo CCPFC.

Docentes e funcionários da NOVA pagam 50% dos valores indicados para o público em geral (exceto o certificado e avaliação).

Sócios INATEL e ACP têm 20% de desconto sobre os valores indicados para o público em geral, mediante a apresentação do cartão (o desconto não se aplica ao certificado e avaliação).

Estes descontos não são cumulativos.

Contacte o Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida.

Centro Luís Krus

Equipa

• Clara Nunes Correia (coordenação)
  • Artur Patrício