
Comunicação e Inovação Digital no Turismo (2023-2024)
Este curso tem como objetivo apresentar aos e às estudantes as tendências mais recentes na comunicação de turismo e dotá-los/as de estratégias de inovação narrativa e social. Num segundo momento serão abordados os media digitais e as formas como podem ser utilizados no turismo e no envolvimento dos utilizadores.
Visitas previstas: Museu Bordalo Pinheiro
Unidades de investigação envolvidas: ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA
Programa
____
- Enquadramento do turismo nos novos hábitos de consumo e partilha;
- Tendências de inovação no turismo cultural e de cidade;
- Técnicas de storytelling digital aplicadas ao turismo cultural e de cidade: formatos e plataformas;
- Representações cultuais e narrativas digitais de cidades: os casos do Turismo de Lisboa e Turismo de Madrid;
- Projeto.
Bibliografia
____
- Keskin, H., Akgun, A. E., Zehir, C., & Ayar, H. (2016). Tales of cities: city branding through storytelling. Journal of Global Strategic Management, 1(10), 31–31. https://doi.org/10.20460/jgsm.
20161022384; - UNWTO – World Tourism Organization. (2018). Tourism and Culture Synergies. In World Tourism Organization eLibrary (https://doi.org/10.18111/
9789284418978). World Tourism Organization. https://doi.org/10.18111/ 9789284418978.
docentes
____
Dora Santos Silva é professora na NOVA FCSH e investigadora integrada do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA. Coordena o Mestrado em Jornalismo, a Pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas e o Obi.media – Observatório de Inovação nos Media. As suas linhas de investigação relacionam-se com inovação nos media – em particular a inovação social, editorial e sustentável, storytelling digital, e jornalismo de revista. É doutorada em Digital Media pela NOVA FCSH ao abrigo do programa UT Austin | Portugal, com a tese “Cultural Journalism in a Digital Environment: New Models, Practices and Possibilities”. Fpra da academia tem experiência como jornalista, guionista. corpywriter e coordenadorqa de projetos editoriais na área da cultura. Co-apresenta um programa de rádio na Antena 1.