PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DE CULTURA E INDÚSTRIAS CRIATIVAS

Apresentação

A Pós-Graduação Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas resulta da necessidade de responder em contexto académico aos desafios atuais de uma das áreas mais relevantes para os mercados, os públicos, e o futuro das cidades e do seu património.

Hoje, a criação e a difusão artísticas não definem, por si, o setor cultural. A cultura inclui um quadro muito mais vasto de atividades que se relacionam através da criatividade, da tecnologia, de estilos de vida, de sistemas de valores ou de modelos de produção e consumo.

Reunindo as dimensões teórico-reflexiva e prático-experimental numa única oferta formativa, a Pós-Graduação Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas dirige-se a alunos que queiram trabalhar em inovação, comunicação, jornalismo e conteúdos editoriais, consultoria, criação e desenvolvimento de projetos enquadrados especificamente nestes sectores: artes visuais e performativas, património cultural, arquitetura e design, turismo e experiências culturais, media, indústrias livreira, cinematográfica, discográfica e de software de lazer. Estas áreas são denominadas no seu conjunto de indústrias culturais e criativas.

Objetivos

  • Contextualizar criticamente os desafios e as tendências da cultura e da criatividade face à inovação, à tecnologia, à interculturalidade e aos enquadramentos políticos, sociais e económicos das indústrias culturais e criativas;
  • Criar a consciência da importância desta área para a educação e qualidade de vida dos públicos, o futuro das cidades e a riqueza dos países;
  • Promover o desenvolvimento de competências específicas nas áreas da comunicação de cultura;
  • Dotar as instituições portuguesas de profissionais especializados nestas áreas, numa altura em que as indústrias culturais e criativas ultrapassam, em Portugal, os 5 milhões de euros e os 400 milhões de euros em exportações.

Saídas Profissionais

  • Jornalismo e crítica culturais;
  • Comunicação estratégica, marketing e publicidade nos setores das indústrias culturais e criativas;
  • Produção, assessoria e consultoria cultural;
  • Análise de tendências (produção e consumo) culturais e criativas;
  • Turismo cultural;
  • Marketing de cidade;
  • Empreendedorismo cultural.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

São admitidos como candidatos à inscrição:

  1. Os candidatos detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países subscritores da Declaração de Bolonha e de outros considerados afins, tendo em atenção a respetiva estrutura curricular com menção da média final;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com menção da média final;
  3. Detentores de um currículo escolar ou científico reconhecido pelo Júri de Seleção, que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Créditos: 60 ECTS

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

  • 1 unidade curricular obrigatória;
  • 5 unidades curriculares do conjunto das 6 optativas condicionadas.

Coordenação

Corpo docente

Docentes de Carreira

 

Docentes Convidados

  • Carlos Vargas
  • Diogo Queiroz de Andrade
  • Dora Santos Silva
  • Elisabete Caramelo
  • Luís Veríssimo
  • Maria Inês Queiroz
  • Patrícia Ascensão

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