PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DE CULTURA E INDÚSTRIAS CRIATIVAS

A Pós-Graduação Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas resulta da necessidade de responder em contexto académico aos desafios atuais de uma das áreas mais relevantes para os mercados, os públicos, e o futuro das cidades e do seu património.

Hoje, a criação e a difusão artísticas não definem, por si, o setor cultural. A cultura inclui um quadro muito mais vasto de atividades que se relacionam através da criatividade, da tecnologia, de estilos de vida, de sistemas de valores ou de modelos de produção e consumo.

Reunindo as dimensões teórico-reflexiva e prático-experimental numa única oferta formativa, a Pós-Graduação Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas dirige-se a alunos que queiram trabalhar em inovação, comunicação, jornalismo e conteúdos editoriais, consultoria, criação e desenvolvimento de projetos enquadrados especificamente nestes sectores: artes visuais e performativas, património cultural, arquitetura e design, turismo e experiências culturais, media, indústrias livreira, cinematográfica, discográfica e de software de lazer. Estas áreas são denominadas no seu conjunto de indústrias culturais e criativas.

 

OBJETIVOS

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  • Contextualizar criticamente os desafios e as tendências da cultura e da criatividade face à inovação, à tecnologia, à interculturalidade e aos enquadramentos políticos, sociais e económicos das indústrias culturais e criativas;
  • Criar a consciência da importância desta área para a educação e qualidade de vida dos públicos, o futuro das cidades e a riqueza dos países;
  • Promover o desenvolvimento de competências específicas nas áreas da comunicação de cultura;
  • Dotar as instituições portuguesas de profissionais especializados nestas áreas, numa altura em que as indústrias culturais e criativas ultrapassam, em Portugal, os 5 milhões de euros e os 400 milhões de euros em exportações.

 

CANDIDATURAS 2020/21

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Os critérios de seleção são expostos no edital de candidatura de cada ano letivo (disponível no topo desta página).

Informação útil

Vagas

30

Unidades de Investigação Associadas

Propina

1.600€ [Ano curricular 2020/21 | Ver Informações e regulamentos de Estudos Pós-Graduados]

Saídas Profissionais

  • Jornalismo e crítica culturais;
  • Comunicação estratégica, marketing e publicidade nos setores das indústrias culturais e criativas;
  • Produção, assessoria e consultoria cultural;
  • Análise de tendências (produção e consumo) culturais e criativas;
  • Turismo cultural;
  • Marketing de cidade;
  • Empreendedorismo cultural.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Créditos: 60 ECTS

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

  • 1 unidade curricular obrigatória;
  • 5 unidades curriculares do conjunto das 6 optativas condicionadas.

Coordenação

Corpo docente

Docentes de Carreira

 

Docentes Convidados

  • Carlos Vargas
  • Diogo Queiroz de Andrade
  • Dora Santos Silva
  • Elisabete Caramelo
  • Luís Veríssimo
  • Maria Inês Queiroz
  • Patrícia Ascensão

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