Apresentação

O Mestrado em Jornalismo visa formar profissionais para o exercício do Jornalismo, fornecendo-lhes as ferramentas essenciais da profissão, que incluem a análise e a reflexão dos próprios processos de construção noticiosa.

O mestrado aceita licenciados em todas as áreas do saber que queiram adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos no campo do Jornalismo.

Além dos docentes de carreira com experiência profissional relevante, o Mestrado em Jornalismo conta também com a participação de reputados profissionais da área, que são responsáveis pelos seminários de jornalismo especializado.

Objetivos

  • Adquirir capacidade para desenvolver conhecimentos teóricos sobre o funcionamento do campo jornalístico;
  • Saber aplicar os conhecimentos adquiridos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo, nomeadamente aplicando-os ao desenvolvimento de um projeto jornalístico realizado autonomamente ou em contexto organizacional;
  • Compreender os desafios colocados pela emergência das novas tecnologias e pelos processos de mutação do tecido empresarial e profissional do campo mediático e do campo jornalístico;
  • Ser capaz de comunicar as conclusões do seu estudo e do seu projeto, bem como os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes; quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
  • Dominar os discursos jornalísticos e as linguagens associadas às especificidades dos diversos suportes mediáticos;
  • Adquirir conhecimentos que permitam uma compreensão dos diversos processos de interação entre jornalistas e factores sociais em diferentes campos de ação profissionais.
Informação útil

Vagas

25

Taxa de Empregabilidade

94,96%

* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em maio de 2021.

Unidades de Investigação Associadas

Estrutura curricular

Duração: 3 semestres  Créditos: 90 ECTS (60 em unidades curriculares + 30 em componente não letiva)

O Mestrado em Jornalismo é composto por dois semestres curriculares e um semestre não curricular, correspondente a uma tese de dissertação, um projeto profissional ou um estágio com relatório.

Durante o percurso curricular, o/a estudante deve realizar 5 unidades curriculares em opções condicionadas da área e uma em opções livres.

Coordenação

Protocolos de estágio

O Mestrado em Jornalismo possui protocolos com a grande maioria dos órgãos de comunicação social portugueses, de forma a proporcionar aos seus alunos estágios curriculares no terceiro semestre.