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Jul
Data: 10 a 25 Jul 2025
Horário: dias 10, 11, 16, 17, 18, 23 e 24 de julho das 18h00 às 21h00 | dia 25 de julho das 18h00 às 22h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH |
Área: História, Património e Cultura
Docente responsável: Pedro Aires Oliveira
Docente: Luís Mendonça de Carvalho
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos grupos: 230, 240, 400, 520, 600.
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância

 

Objetivos

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  • Conhecer o corpo das plantas;
  • Desenvolver o conhecimento do uso cultural as plantas em Portugal, na Região Mediterrânea e no Extremo Oriente;
  • Incentivar o diálogo entre botânica, história da arte e práticas visuais;
  • Valorizar o património natural e cultural associado às plantas;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar uma experiência formativa interdisciplinar que contribua para a literacia científica e estética dos participantes, alinhada com os objetivos formativos e culturais da Escola de Verão da FCSH.

 

Programa

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O curso propõe uma abordagem interdisciplinar entre a Botânica e a Arte, articulando conteúdos científicos com a história cultural e simbólica das plantas. A estrutura da ação distribui-se por sessões teóricas (online), organizadas em torno dos seguintes eixos temáticos:

Botânica clássica e aplicada

  • Fundamentos da Botânica como ciência: taxonomia, nomenclatura, anatomia e morfologia vegetal.
  • Aplicações da botânica em contextos contemporâneos: agricultura, farmacologia, conservação e sustentabilidade.
  • Introdução à história da botânica.

O corpo das plantas

  • Estudo anatómico e funcional das principais estruturas: raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes.
  • Estratégias de adaptação morfológica e ecológica.

Metabolismo das plantas

  • Fotossíntese, respiração, nutrição e transporte de seiva.
  • Ciclos de vida das plantas: germinação, floração, frutificação.

Uso cultural das plantas

  • Antigo Egipto: papiros, nenúfares, plantas medicinais, decorativas, utilitárias.
  • Grécia Antiga plantas medicinais, uso de plantas em mitos e lendas, botânica do mundo helénico.
  • Roma Antiga jardins romanos, plantas medicinais, uso de plantas em mitos e lendas, botânica do mundo romano.
  • Idade Média: jardins monásticos, herbários medievais, simbolismo cristão das plantas.
  • Renascimento: renascimento da botânica científica, jardins botânicos, tratados ilustrados e arte naturalista.
  • Idade Moderna: expansão colonial e globalização botânica; exotismo e representação de plantas nas artes decorativas.
  • Idade Contemporânea: arte botânica como ferramenta de conservação; plantas na arte conceptual e ecológica.
  • Extremo Oriente (Índia, China, Japão): plantas medicinais, religiosas e singularidades da flora.

Atividades reflexivas

  • Observação de espécimes vegetais.
  • Leitura e análise de imagens históricas e obras de arte com representação vegetal.
  • Discussão crítica sobre o papel das plantas na construção de imaginários culturais e ecológicos.

Este conjunto de conteúdos visa proporcionar uma compreensão aprofundada da botânica em diálogo com as artes visuais e a história cultural, reforçando a literacia científica e estética dos participantes, e promovendo uma consciência mais sensível e informada sobre o mundo vegetal.

 

Bibliografia

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  • Aguiar, C. (2020). Estrutura e biologia das plantas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
  • Goody, J. (1993). Culture and Flowers: The Anthropology of Plants. Cambridge University Press
  • Hepper, F. Nigel (2009). Pharaoh’s Flowers: The Botanical Treasures of Tutankhamun. 2.ª edição, ilustrada e anotada. Richmond, VA: KWS Publishers.
  • Levi D’Ancona, Mirella (1977). The Garden of the Renaissance: Botanical Symbolism in Italian Painting. Firenze: Olschki.
  • Mabberley, D. J. (2017). Mabberley’s Plant-book: A Portable Dictionary of Plants, their Classifications and Uses. Cambridge University Press.

 

PROPINA

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Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

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Luís Mendonça de Carvalho é Professor coordenador no Instituto Politécnico de Beja, biólogo (UTAD), mestre em bioquímica de plantas (Universidade de Lisboa), doutor em sistemática e morfologia de plantas (Universidade de Coimbra), visiting scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e diretor do Museu Botânico de Beja, titular da Cátedra UNESCO em Etnobotânica.

Pedro Aires Oliveira é um historiador português nascido em Lisboa a 18 de julho de 1971. É Professor Associado com Agregação no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC), que dirigiu entre 2015 e 2021. Pedro Aires Oliveira dedica-se à História Contemporânea de Portugal, com ênfase na política externa portuguesa, colonialismo e descolonização, relações internacionais e transições democráticas no século XX.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)