
Botânica & Arte
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância
Objetivos
____
- Conhecer o corpo das plantas;
- Desenvolver o conhecimento do uso cultural as plantas em Portugal, na Região Mediterrânea e no Extremo Oriente;
- Incentivar o diálogo entre botânica, história da arte e práticas visuais;
- Valorizar o património natural e cultural associado às plantas;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
- Proporcionar uma experiência formativa interdisciplinar que contribua para a literacia científica e estética dos participantes, alinhada com os objetivos formativos e culturais da Escola de Verão da FCSH.
Programa
____
O curso propõe uma abordagem interdisciplinar entre a Botânica e a Arte, articulando conteúdos científicos com a história cultural e simbólica das plantas. A estrutura da ação distribui-se por sessões teóricas (online), organizadas em torno dos seguintes eixos temáticos:
Botânica clássica e aplicada
- Fundamentos da Botânica como ciência: taxonomia, nomenclatura, anatomia e morfologia vegetal.
- Aplicações da botânica em contextos contemporâneos: agricultura, farmacologia, conservação e sustentabilidade.
- Introdução à história da botânica.
O corpo das plantas
- Estudo anatómico e funcional das principais estruturas: raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes.
- Estratégias de adaptação morfológica e ecológica.
Metabolismo das plantas
- Fotossíntese, respiração, nutrição e transporte de seiva.
- Ciclos de vida das plantas: germinação, floração, frutificação.
Uso cultural das plantas
- Antigo Egipto: papiros, nenúfares, plantas medicinais, decorativas, utilitárias.
- Grécia Antiga plantas medicinais, uso de plantas em mitos e lendas, botânica do mundo helénico.
- Roma Antiga jardins romanos, plantas medicinais, uso de plantas em mitos e lendas, botânica do mundo romano.
- Idade Média: jardins monásticos, herbários medievais, simbolismo cristão das plantas.
- Renascimento: renascimento da botânica científica, jardins botânicos, tratados ilustrados e arte naturalista.
- Idade Moderna: expansão colonial e globalização botânica; exotismo e representação de plantas nas artes decorativas.
- Idade Contemporânea: arte botânica como ferramenta de conservação; plantas na arte conceptual e ecológica.
- Extremo Oriente (Índia, China, Japão): plantas medicinais, religiosas e singularidades da flora.
Atividades reflexivas
- Observação de espécimes vegetais.
- Leitura e análise de imagens históricas e obras de arte com representação vegetal.
- Discussão crítica sobre o papel das plantas na construção de imaginários culturais e ecológicos.
Este conjunto de conteúdos visa proporcionar uma compreensão aprofundada da botânica em diálogo com as artes visuais e a história cultural, reforçando a literacia científica e estética dos participantes, e promovendo uma consciência mais sensível e informada sobre o mundo vegetal.
Bibliografia
____
- Aguiar, C. (2020). Estrutura e biologia das plantas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
- Goody, J. (1993). Culture and Flowers: The Anthropology of Plants. Cambridge University Press
- Hepper, F. Nigel (2009). Pharaoh’s Flowers: The Botanical Treasures of Tutankhamun. 2.ª edição, ilustrada e anotada. Richmond, VA: KWS Publishers.
- Levi D’Ancona, Mirella (1977). The Garden of the Renaissance: Botanical Symbolism in Italian Painting. Firenze: Olschki.
- Mabberley, D. J. (2017). Mabberley’s Plant-book: A Portable Dictionary of Plants, their Classifications and Uses. Cambridge University Press.
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
docentes
____
Luís Mendonça de Carvalho é Professor coordenador no Instituto Politécnico de Beja, biólogo (UTAD), mestre em bioquímica de plantas (Universidade de Lisboa), doutor em sistemática e morfologia de plantas (Universidade de Coimbra), visiting scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e diretor do Museu Botânico de Beja, titular da Cátedra UNESCO em Etnobotânica.
Pedro Aires Oliveira é um historiador português nascido em Lisboa a 18 de julho de 1971. É Professor Associado com Agregação no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC), que dirigiu entre 2015 e 2021. Pedro Aires Oliveira dedica-se à História Contemporânea de Portugal, com ênfase na política externa portuguesa, colonialismo e descolonização, relações internacionais e transições democráticas no século XX.