NOVA FCSH reforça Serviço de Psicologia, Igualdade e Inclusão

O Serviço de Psicologia, Igualdade e Inclusão (PsII+) foi reforçado com o início de funções de uma nova Psicóloga, a Dra. Soraya Bento Morais. É desta forma alargada a capacidade de resposta no apoio à comunidade estudantil, docentes e funcionários.

Soraya Morais é Psicóloga e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA-IU e Psicoterapeuta em formação na AP. Tem como principais áreas de intervenção: jovens adultos e adultos, programas de tutoria e mentoria, grupos de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal, técnicas e intervenção no estudo e gestão de tempo e tarefas, orientação vocacional e profissional e avaliação psicológica.

«O reforço da equipa deste serviço enquadra-se numa estratégia de resposta às múltiplas necessidades da comunidade da NOVA FCSH em matéria de saúde mental, bem-estar e desenvolvimento pessoal, que se desenvolverá também através da promoção de parcerias institucionais com entidades do setor público e social», afirma a Subdiretora Adjunta para as Relações Institucionais e Inclusão Social. Ana Santos Pinto acrescenta que «o objetivo é não só ampliar a capacidade de resposta às carências identificadas, mas também desenvolver mecanismos de prevenção que possibilitem uma atitude proativa em matéria de promoção da saúde mental».

O PsII+ contribui para o desenvolvimento integral e a construção progressiva da identidade pessoal e profissional das e dos estudantes. É possível durante todo o ano contactar o PsII+, procurando apoio para a organização do tempo, o desenvolvimento de capacidades ou a melhoria do bem-estar.

A análise de situações de natureza psicossocial, a orientação escolar e vocacional, o apoio em situações de crise ou a dinamização de grupos de aconselhamento e formação são também valências deste serviço.

O atendimento do PsII+ é gratuito para estudantes, docentes e funcionários da NOVA FCSH, garantindo-se toda a confidencialidade de cada um dos processos. Até 15 de janeiro, as marcações devem ser requeridas exclusivamente por e-mail (psii@fcsh.unl.pt); a partir dessa data será possível também através do portal Jobteaser.

O PsII+ está a organizar, em parceria com duas alunas da Faculdade, um ciclo de Conversas na Esplanada Sobre Saúde Mental. A próxima sessão é no dia 14 de dezembro, com o tema “Saúde Mental e Linguagem”.