O que é o PsII+?

A NOVA FCSH disponibiliza um Serviço de Psicologia, Inclusão e Igualdade – PsII+, contribuindo para o desenvolvimento integral e a construção progressiva da identidade pessoal e profissional dos(as) estudantes. É possível durante todo o ano contactar o PsII+, procurando apoio para a organização do tempo, o desenvolvimento de capacidades ou a melhoria do bem-estar.

Apoio prestado pelos serviços

A análise de situações de natureza psicossocial, a orientação escolar e vocacional, o apoio em situações de crise ou a dinamização de grupos de aconselhamento e formação são também valências deste serviço. Os atendimentos realizados estão disponíveis gratuitamente para os(as) estudantes da NOVA FCSH, garantindo-se toda a confidencialidade dos processos.

Atendimento

O atendimento do PsII+ é gratuito para   estudantes da NOVA FCSH, garantindo-se toda a confidencialidade de cada um dos processos.

• A marcação de atendimento deve ser realizada através da Jobteaser.
  • O atendimento pode também ser requerido através de e-mail no caso dos/as funcionários/as, docentes e investigadores/as, assim como o esclarecimento de dúvidas e pedidos de informações.

Psicólogas na NOVA FCSH

• Olga Cunha
  • Soraya Bento Morais
psii@fcsh.unl.pt

Recursos e Parcerias

The Bridge é o novo projeto dos Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa, uma plataforma de apoio focada no bem-estar da comunidade estudantil da NOVA.

A iniciativa, criada a partir de um processo cooperativo entre estudantes da NOVA e serviços de psicologia das unidades orgânicas da universidade, pretende otimizar e facilitar o acesso de estudantes aos recursos que possam contribuir para o seu bem-estar e saúde mental.

A página da plataforma pode ser consultada aqui.

O Cuida-te + é um programa do IPDJ, dirigido a jovens entre os 12 e os 25 anos de idade, que visa a promoção da saúde juvenil em  áreas diversas que vão desde a saúde mental à alimentação e atividade física e desportiva.

A iniciativa procura promover a saúde juvenil através de serviços gratuitos, assegurados por profissionais especializados/as nestes diferentes âmbitos.

O folheto do programa pode ser consultado aqui.

• Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (APPPP) promove o acesso aos serviços da bolsa de psicoterapeutas da APPPP com consultas no valor de 15€ para estudantes com inscrição na NOVA FCSH nos cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.
  • A Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibiliza no seu site vários recursos informativos relevantes para ajudar todos os que precisem de lidar com as consequências da pandemia e das medidas tomadas para a controlar ao nível da saúde mental.
  • A Linha SNS 24 tem disponível, durante as 24 horas dos sete dias da semana, a Linha de Aconselhamento Psicológico, pronta para esclarecer todas as dúvidas e servir como um primeiro contacto de auxílio, que pode ser fundamental nesta fase.
  • A Casa do Brasil de Lisboa disponibiliza também materiais informativos sobre a importância do bem-estar na saúde no âmbito do seu projeto Informa em Ação, documentos resultantes de um  processo participativo com o envolvimento de profissionais de diversas áreas e pessoas migrantes. As duas versões do folheto podem ser consultadas aqui – versão em português e versão em inglês.
  • Liga-te – Linha de apoio psicossocial da C.M. Lisboa – disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em parceria com a  Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica.
  • O projeto TikTalks, financiado pela Direção Geral de Saúde, criou um manual de boas práticas para a saúde mental no ensino superior que pode ser consultado aqui.

Programa de Mentorias Interpares 2023/24

Este programa baseia-se numa relação individual estabelecida entre um ou uma estudante de 2.º ou 3.º anos, inscritos na NOVA FCSH (Mentores/as) e um ou uma estudante recém-inscrito/a na Faculdade. O período de inscrições para os estudantes que ingressam no 1º ano de Licenciatura está aberto de 28 de agosto a 25 de setembro.

Outras Atividades

Para além das diferentes modalidades de apoio prestadas pelo PsII+, os Serviços de Psicologia, Inclusão e Igualdade também organizam semestralmente programas específicos de atividades especialmente orientados para os diferentes ciclos de estudos da NOVA FCSH.