O que é o PsII+?

A NOVA FCSH disponibiliza um Serviço de Psicologia, Inclusão e Igualdade – PsII+, contribuindo para o desenvolvimento integral e a construção progressiva da identidade pessoal e profissional dos(as) estudantes. É possível durante todo o ano contactar o PsII+, procurando apoio para a organização do tempo, o desenvolvimento de capacidades ou a melhoria do bem-estar.

Apoio prestado pelos serviços

A análise de situações de natureza psicossocial, a orientação escolar e vocacional, o apoio em situações de crise ou a dinamização de grupos de aconselhamento e formação são também valências deste serviço. Os atendimentos realizados estão disponíveis gratuitamente para os(as) estudantes da NOVA FCSH, garantindo-se toda a confidencialidade dos processos.

Atendimento

O atendimento do PsII+ é gratuito para todos os alunos da NOVA FCSH, garantindo-se toda a confidencialidade de cada um dos processos.

• A marcação de atendimento pode ser realizada através da Jobteaser (preferível no contexto do atual Estado de Emergência);
  • O atendimento pode também ser requerido através de e-mail, assim como o esclarecimento de dúvidas e pedidos de informações.

Dr.ª Olga Cunha, psicóloga na NOVA FCSH

psii@fcsh.unl.pt

Recursos e Parcerias

The Bridge é o novo projeto dos Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa, uma plataforma de apoio focada no bem-estar da comunidade estudantil da NOVA.

A iniciativa, criada a partir de um processo cooperativo entre estudantes da NOVA e serviços de psicologia das unidades orgânicas da universidade, pretende otimizar e facilitar o acesso de estudantes aos recursos que possam contribuir para o seu bem-estar e saúde mental.

A página da plataforma pode ser consultada aqui.

O Cuida-te + é um programa do IPDJ, dirigido a jovens entre os 12 e os 25 anos de idade, que visa a promoção da saúde juvenil em  áreas diversas que vão desde a saúde mental à alimentação e atividade física e desportiva.

A iniciativa procura promover a saúde juvenil através de serviços gratuitos, assegurados por profissionais especializados/as nestes diferentes âmbitos.

O folheto do programa pode ser consultado aqui.

• Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (APPPP) promove o acesso aos serviços da bolsa de psicoterapeutas da APPPP com consultas no valor de 15€ para estudantes com inscrição na NOVA FCSH nos cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.
  • A Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibiliza no seu site vários recursos informativos relevantes para ajudar todos os que precisem de lidar com as consequências da pandemia e das medidas tomadas para a controlar ao nível da saúde mental.
  • A Linha SNS 24 tem disponível, durante as 24 horas dos sete dias da semana, a Linha de Aconselhamento Psicológico, pronta para esclarecer todas as dúvidas e servir como um primeiro contacto de auxílio, que pode ser fundamental nesta fase.
  • A Casa do Brasil de Lisboa disponibiliza também materiais informativos sobre a importância do bem-estar na saúde no âmbito do seu projeto Informa em Ação, documentos resultantes de um  processo participativo com o envolvimento de profissionais de diversas áreas e pessoas migrantes. As duas versões do folheto podem ser consultadas aqui – versão em português e versão em inglês.
  • Liga-te – Linha de apoio psicossocial da C.M. Lisboa – disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em parceria com a  Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica.

Outras Atividades

Para além das diferentes modalidades de apoio prestadas pelo PsII+, os Serviços de Psicologia, Inclusão e Igualdade também organizam semestralmente programas específicos de atividades especialmente orientados para os diferentes ciclos de estudos da NOVA FCSH.

10 ideias para cuidar da saúde mental

No âmbito do atual Estado de Emergência, o Serviço de Psicologia, Inclusão e Igualdade partilha as sugestões de Alexandra Antunes, da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, para a preservação da saúde mental durante o confinamento.
1.

Manter as rotinas

2.

Estabelecer objetivos