NOVA FCSH distinguida nos Prémios ADN

“CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência”, projeto de divulgação de ciência da NOVA FCSH, foi uma das menções honrosas na última edição dos Prémios ADN – Agir Diferente na NOVA, que se realizou esta 2ª feira, 22 de abril, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. A iniciativa do Centro de Humanidades (CHAM), centro de investigação da Faculdade, destacou-se por “estimular os docentes e investigadores da NOVA a comunicar o impacto dos seus projetos científicos através de um concurso de narrativas acessíveis ao público e da consciencialização para os múltiplos benefícios da ciência na sociedade”, revela um comunicado da Universidade NOVA. Há cerca de um ano Isabel Araújo Branco, docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, explicou, na primeira pessoa, todo o projeto no website da NOVA FCSH.

O segundo projeto da Faculdade a merecer destaque durante a gala de entrega dos prémios, desta vez na categoria “Serviços de Biblioteca, Documentação, Bibliometria”, foi o “BiblioSkills”. Trata-se de um serviço de apoio individual das Bibliotecas da NOVA FCSH que disponibiliza pequenos slots de tempo para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas práticos em sessões com um elemento de referência das Bibliotecas.

Os três vencedores dos Prémios ADN da NOVA foram os projetos “Museu dos Sentidos: Inclusão e Acessibilidade na Comunicação de Ciência e do Património de Saúde do IHMT”, “NOVA FCT – DRH: Embracing People” e “D2D – Data2Decide@NMS”. Constituíram, respetivamente, candidaturas do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Faculdade de Ciência e Tecnologia e da NOVA Medical School.

Ao todo foram apresentadas 27 candidaturas, provenientes da totalidade das 11 entidades constitutivas da NOVA, sendo 15 delas de apresentação de novas abordagens e 12 relacionadas com a criação de novos serviços e soluções, cobrindo um total de 15 áreas diferentes.