NOVA FCSH distinguida nos Prémios ADN
23 de Abril de 2024, 15:32
“CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência”, projeto de divulgação de ciência da NOVA FCSH, foi uma das menções honrosas na última edição dos Prémios ADN – Agir Diferente na NOVA, que se realizou esta 2ª feira, 22 de abril, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. A iniciativa do Centro de Humanidades (CHAM), centro de investigação da Faculdade, destacou-se por “estimular os docentes e investigadores da NOVA a comunicar o impacto dos seus projetos científicos através de um concurso de narrativas acessíveis ao público e da consciencialização para os múltiplos benefícios da ciência na sociedade”, revela um comunicado da Universidade NOVA. Há cerca de um ano Isabel Araújo Branco, docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, explicou, na primeira pessoa, todo o projeto no website da NOVA FCSH.
O segundo projeto da Faculdade a merecer destaque durante a gala de entrega dos prémios, desta vez na categoria “Serviços de Biblioteca, Documentação, Bibliometria”, foi o “BiblioSkills”. Trata-se de um serviço de apoio individual das Bibliotecas da NOVA FCSH que disponibiliza pequenos slots de tempo para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas práticos em sessões com um elemento de referência das Bibliotecas.
Os três vencedores dos Prémios ADN da NOVA foram os projetos “Museu dos Sentidos: Inclusão e Acessibilidade na Comunicação de Ciência e do Património de Saúde do IHMT”, “NOVA FCT – DRH: Embracing People” e “D2D – Data2Decide@NMS”. Constituíram, respetivamente, candidaturas do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Faculdade de Ciência e Tecnologia e da NOVA Medical School.
Ao todo foram apresentadas 27 candidaturas, provenientes da totalidade das 11 entidades constitutivas da NOVA, sendo 15 delas de apresentação de novas abordagens e 12 relacionadas com a criação de novos serviços e soluções, cobrindo um total de 15 áreas diferentes.