Exposição do IAP distinguida nos Prémios APOM 2020

A exposição “Identidade e Cultura – Património Arqueológico de Sharjah (EAU)” obteve cinco prémios atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), nomeadamente o Prémio de Trabalho de Museografia e o Prémio de Projecto Internacional. Também o folheto em língua árabe, que acompanha a exposição, foi galardoado com Menção Honrosa na categoria Informação Turística.

A mostra revela a história da ocupação humana de Sharjah (Emirados Árabes Unidos) desde a Pré-História até à atualidade, através de 170 artigos expostos no Museu Nacional de Arqueologia (MNA), em Lisboa, até ao final de dezembro.

A exposição resulta da parceria científica entre a NOVA FCSH, através do Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP), e a Alta Autoridade Arqueológica de Sharjah (AAAS), um dos sete emirados que constituem os Emirados Árabes Unidos (EAU).

A organização da exposição, contou entre outras instituições, com a NOVA FCSH, através do Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP), integrando três dos seus membros a Comissão Científica (Mário Varela Gomes, Rosa Varela Gomes e Rui Carita) e a Coordenação Executiva. O projecto de Arquitectura e de Musealização são da responsabilidade dos arquitetos Mário Varela Gomes, Rita Varela Gomes e André Rama Pires.