14
Mai
2021
Estilos de canto da Rússia Antiga
Ciclo de conferências
12:00 às 14:00
Online

Masterclass, por Natalia Mosyagina, Professora associada do Departamento de Arte do Canto Russo Antigo do Conservatório Estadual Rimsky-Korsakov de São Petersburgo, Rússia, membro da Associação Internacional Teoria e História da Monody, Viena, Áustria, fundadora e directora artística de Coro de câmara “Kljuch Razumeniya”.

Segundo evento integrado no Ciclo Canto Sacro da Rússia Antiga, no âmbito da disciplina Práticas Corais Russas, de Svetlana Poliakova, do Departamento das Ciências Musicais, e Projecto Canto Sacro de Leste em Portugal, patrocinado pelo CESEM, NOVA FCSH, e coordenado pela docente. 

O ciclo de uma conferência e dois masterclasses visa apresentar à comunidade académica portuguesa e internacional a riqueza das tradições do canto sacro russo através da apresentação de um panorama histórico, introdução às fontes manuscritas com a notação, experiências em transcrição e prática de canto coral.  

Sobre o ciclo

A arte milenar de canto sacro russo apresenta uma vasta variedade de estilos monódicos e polifónicos. As raízes bizantinas, assimiladas durante os séculos X-XV, deram vida aos repertórios silábicos e melismáticos monódicos que se fixaram com dois tipos diferentes da notação neumática, notações essas que continuam a guardar em segredo os contornos exatos das melodias. Passado o tempo de assimilação, nos finais do século XV, surge um repertório que abre uma época composicional. Esse repertório é reconhecido hoje como um canto nacional russo, guardado nos manuscritos com a notação znamenny neumática, que é possível transcrever. No século XVI aparecem primeiros cantos polifónicos que, pela sua composição e sonoridade, não têm precedentes na polifonia europeia. O século XVII representa um ponto de viragem na história da música sacra na Rússia, trazendo uma síntese composicional das práticas russas e europeias, e com elas – notação em pentagrama.