15
Dez
Conferência Internacional Fotografia e História
© Carlos Fotógrafo | 29-05-1974 | MFM-AV, Inv. CFF/201 Jornalists going through the files of the previous General Direc- tion of Security (former PIDE), Funchal.
Congresso internacional
09:00 às 18:00 (15 a 17 Dez)
Universidade da Madeira

Conferência Internacional Fotografia e História

15, 16 e 17 de dezembro de 2021 – FUNCHAL

Colégio dos Jesuítas – Universidade da Madeira (Uma)

Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s

A relação entre o medium fotográfico e a disciplina histórica tem sido, desde meados do século XIX, motivo de especulação teórica e fonte de analogias e aproximações. Mas o debate sobre o lugar das imagens na historiografia comporta igualmente inúmeras tensões e silêncios. Se pela sua reconhecida transparência e realismo a fotografia parece constituir-se como indício privilegiado, sendo frequentemente tomada como paradigmática do exercício do historiador, já pela sua fixidez e carácter fragmentário gerou muita desconfiança heurística ao longo de todo o século XX.

Tendo sido pensada, dominantemente, através da perspectiva utilitária do documento, a renovação que a imagem técnica traria à própria concepção da história parece ter permanecido bem aquém das possibilidades de contaminação antevistas por Walter Benjamin na década de 1930. Ao retomarmos hoje o debate em torno das fotografias, de seus usos sociais, da sua circulação num mundo de imagens e seus múltiplos sentidos para a história, procuramos colocar em questão noções como as de facto e acontecimento, visualidade e verdade, real e imaginário.

Neste sentido, o objetivo desta conferência é perspectivar o papel da fotografia em diferentes contextos – como o do arquivo institucional e pessoal, nas redes sociais, ou na prática artística -, enquanto meio potenciador da história, aqui entendida como narrativa que interpela a contemporaneidade a partir das evidências e regimes de pensamento e visualidade do passado.

Decorre até 1 de julho a chamada para propostas de apresentações com a duração de 20 minutos, quer de investigações e reflexões sobre a temática, quer de objetos artísticos ou práticas culturais, privilegiando-se uma abordagem interdisciplinar.

Contempla-se a programação de painéis presenciais e online.

Convidamos os participantes a considerar os seguintes eixos temáticos:

– A fotografia enquanto indício e evidência.
  Arquivos e a fonte iconográfica: contributos e problematizações para a história.
  Circulações e mobilizações das imagens: contributos para uma história local, em particular, da Macaronésia.
  Fotografias: a dupla dimensão objetual e imagética – desafios para a história.

– A fotografia enquanto modelo para a história na modernidade.
  Fotografia e história no pensamento de Walter Benjamin e seus contemporâneos.
  Imagem técnica e a disciplina da história em propostas historiográficas do século XX.
  Fotografia, memória e história: cruzamentos na era digital.

– A fotografia na era da pós-fotografia: disputas em torno da história.
  Os conceitos de facto, acontecimento, real e (pós) verdade a partir das imagens.
  O contributo dos estudos da memória e dos estudos visuais para o conceito de história.
  A mobilização da fotografia pela arte: sentidos e práticas de resistência ao negacionismo.

 

Formato e submissão das propostas

– Convidamos à submissão de propostas em português, inglês e espanhol para intervenções com o tempo máximo de 20 min de duração através de um documento Word (.docx):

a) Título da proposta e resumo de, no máximo, 400 palavras (excluindo referências), indicando se o orador pretende comparecer presencialmente ou participar via online;

b) O nome do autor, sua filiação, dados de contato (email e número de telefone) e nota biográfica de, no máximo, 200 palavras.

As propostas deverão ser enviadas para photographyhistoryconference@gmail.com até ao dia 1 de julho de 2021.

Os autores serão notificados até dia 15 de agosto de 2021 se as propostas foram aceites.

 Custo do registo

– Usual: 40€
– Estudantes (mediante comprovativo): 30€
– Participantes online: sem custos de registo.

 Comissão organizadora

Ana Gandum
ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova / EVAM

Isabel Stein
ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova /EVAM

Vítor Magalhães
Universidade da Madeira – Conselho de Cultura

Rita Rodrigues
Chefe de Divisão de Estudos do Património – Direção Geral da Cultura

Vítor Luís
Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s

Ana Lúcia Mandelli de Mariscar
Professora Universidade Federal de Santa Catarina / EVAM

Alzira Tude de Sá
Professora Universidade Federal da Bahia / ICNOVA / EVAM

Apoio científico

Margarida Medeiros
Professora Universidade Nova de Lisboa – FCSH / ICNOVA

Para mais informações e atualizações da conferência, visite o site
photographyhistoryconference.wordpress.com

Em caso de dúvidas, não hesite em contatar-nos para o email indicado para as submissões.

Datas importantes

– Data limite para as submissões: 1 de julho de 2021
– Notificação dos autores: 15 de agosto de 2021

Uma iniciativa de:

Secretaria Regional de Turismo e Cultura / Direção Regional de Cultura da Região Autónoma da Madeira – Governo Regional
Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s

Apoios:

ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova / NOVA FCSH
Observatório de Estudos Visuais e Arqueologia dos Media
Universidade da Madeira / Conselho de Cultura

A Conferência Internacional Fotografia e História é uma iniciativa da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e da Direção Regional da Cultura / Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, e conta com a organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova / Observatório EVAM e da Universidade da Madeira / Conselho de Cultura.

 

 

ENG

The international conference “Photography and History” is promoted by the Regional Secretariat for Tourism and Culture and the Regional Directorate for Culture / Museum of Photography of Madeira – Atelier Vicente’s, and is co-organized by NOVA Institute of Communication ICNOVA / EVAM Observatory and the University of Madeira / Culture Council.

The conference approaches the role of photography in different contexts – such as the institutional and personal archive, in social networks or in artistic practice -, as a means to stimulate history, here understood as a narrative that questions contemporaneity based on evidences and regimes of thought and visuality from the past..

The relationship between the photographic medium and the discipline of history has been a topic for theoretical speculation and a source for analogies and rapprochements since the second half of the 19th century. However, the debate around the role of images in historiography implies also countless frictions and silences.

If due to its acknowledged transparency and realism photography is apparently a privileged index, being frequently considered a paradigm for the craft of the historian, however, due to its stillness and fragmentary characteristics technical images have generate throughout the 20th century a considerable heuristic suspicion.

Even though photography has been mostly considered as a documental and utilitarian tool, the renovation that technical images convey to the conception of history itself has lagged behind the expectations foreseen by Walter Benjamin in the 1940s. To foster the debate on photography today, on its social uses, its circulation in a world of images with multiple meanings to history, aims at questioning concepts such as those of fact and event, visuality and truth, real and imaginary.

Hence the purpose of this conference is to envision the role of photography in different contexts – such as the institutional and personal archive, in social networks or in artistic practice -, as a means to stimulate history, here understood as a narrative that questions contemporaneity based on evidences and regimes of thought and visuality from the past.

The deadline for the present call for proposals is 1st July 2021. We invite proposals for a 20-minute presentation, from papers on the topic based on academic researches, to artistic objects and cultural practices examples, from various disciplines. We accept proposals in Portuguese, English or Spanish.

The conference will include public sessions and online panels.

Submitted proposals for presentations may address the following topics:

– Photography as an index and evidence.

  • Archives and iconographical sources: contributions and problematizations to history.
  • Circulation and mobilization of images: contributions for local history, in particular, within the Macaronesia region.
  • Photographies: their double objectual and imagery dimension – challenges for history.

– Photography as a model for history in modernity.

  • Photography and history in the works of Walter Benjamin and his contemporaries.
  • Technical image and the discipline of history in historiographical currents of the 20th century.
  • Photography, memory and history: intercrosses in the digital era.

– Photography in the post-photography era: disputes around history.

  • The concepts of fact, event, real and (post) truth considering images. 
  • The contributions of memory and visual studies to the concept of history.
  •  The mobilization of photography by the arts: meanings and strategies to overcome disclaimers.

Submission guidelines

– We invite proposals for a 20-minute presentation to be sent in a Word document (.docx) containing:

a) Title and abstract of 400 words maximum (no references) indicating whether your contribution is online or not;

b) The name of the author with current affiliation, contact details (email and mobile) and a short biographical note (around 200 words).

Proposals should be sent to photographyhistoryconference@gmail.com no later than July 1st, 2021..

Notification of acceptance will be sent by August, 15th 2021.

Important dates

– Deadline for submission: July 1, 2021.

– Notification of authors: August 15, 2021.

 

This event will be held in Funchal, between the 15th and 17th of December 2021, at the “Colégio dos Jesuítas”/University of Madeira and the Museum of Photography of Madeira – Atelier Vicente’s.

The aim of this international conference is to highlight the importance of images in historical interpretations, and to understand the role of photography in the most diverse contexts of historiographic production.

Submit your proposal through the following email: photographyhistoryconference@gmail.com.

For more information, you can access the link:

https://bit.ly/3iPaqCy

An initiative of:

Secretaria Regional de Turismo e Cultura,  Direção Regional da Cultura,  ICNOVA NOVA FCSHFaculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSHUniversidade da Madeira – Página InstitucionalColégio dos Jesuítas do Funchal and Fundação para a Ciência e a Tecnologia

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer