12
Mai
Canto Sacro da Rússia Antiga
Ciclo de conferências
15:30 às 17:30
Online

Música sacra antiga russa: história, manuscritos, notações, estilos.

Conferência e masterclass, por Ekaterina Pletneva, professora associada e membro do Conselho Editorial do Departamento de Arte do Canto Russo Antigo do Conservatório Estadual Rimsky-Korsakov de São Petersburgo, Rússia, membro da Associação Internacional Teoria e História da Monody, Viena, Áustria.

Evento integrado no Ciclo Canto Sacro da Rússia Antiga (dois eventos), no âmbito da disciplina Prácticas Corais Russas, de Svetlana Poliakova, do Departamento das Ciências Musicais, e Projecto Canto Sacro de Leste em Portugal, patrocinado pelo CESEM, NOVA FCSH, e coordenado pela docente. 

O ciclo de uma conferência e duas masterclasses visa apresentar à comunidade académica portuguesa e internacional a riqueza das tradições do canto sacro russo através da apresentação de um panorama histórico, introdução às fontes manuscritas com a notação, experiências em transcrição e prática de canto coral.  

Sobre o ciclo

A arte milenar de canto sacro russo apresenta uma vasta variedade de estilos monódicos e polifónicos. As raízes bizantinas, assimiladas durante os séculos X-XV, deram vida aos repertórios silábicos e melismáticos monódicos que se fixaram com dois tipos diferentes da notação neumática, notações essas que continuam a guardar em segredo os contornos exatos das melodias. Passado o tempo de assimilação, nos finais do século XV, surge um repertório que abre uma época composicional. Esse repertório é reconhecido hoje como um canto nacional russo, guardado nos manuscritos com a notação znamenny neumática, que é possível transcrever. No século XVI aparecem primeiros cantos polifónicos que, pela sua composição e sonoridade, não têm precedentes na polifonia europeia. O século XVII representa um ponto de viragem na história da música sacra na Rússia, trazendo uma síntese composicional das práticas russas e europeias, e com elas – notação em pentagrama. 

 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer