“À conversa com João Costa” – Diretor da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva.
A sessão será online, das 16h00 às 18h00, gratuita mas carece de inscrição, que poderá ser feita, até 16 de dezembro, neste link: https://forms.gle/SYt5oihkFtd4kfsN9
Muitas questões e desafios se têm colocado aos Docentes do Ensino Superior nos últimos anos no que ao trabalho com estudantes com estatuto de necessidades educativas especificas se refere. Nesta conversa pretendemos falar sobre estes desafios tendo como base, mas não se esgotando aí, o parecer que em seguida apresentamos.
Em janeiro de 2017 foi emitido um parecer pelo Conselho Nacional de Educação sobre Estudantes com necessidades educativas especiais no Ensino Superior no qual enunciou “alguns aspetos que devem merecer especial atenção na elaboração das políticas de inclusão no ensino superior”, de entre os quais se incluíam o apoio a iniciativas inclusivas, facilitadoras do acesso e da frequência de todos os estudantes ao ensino superior, planeamento de programas científicos
e pedagógicos dirigidos a estes estudantes, dotação de meios humanos e tecnológicos a adaptação dos modelos de ensino, formação e investigação aos estudantes e prever, para além de eventuais apoios financeiros, aconselhamento e acompanhamento por parte de instituições e pessoas especializadas.
Para esta conversa convidámos o seu Diretor, o Professor João Costa para nos explicar quais as principais funções e objetivos desta agência e que desafios se colocam neste contexto europeu, no qual Portugal está também integrado.
A Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva é uma organização independente que atua como uma plataforma de colaboração para os seus 31 países membros, em matéria de necessidades especiais e de educação inclusiva. O seu objetivo é melhorar as políticas e as práticas educacionais dirigidas a alunos com incapacidades e necessidades educativas especiais.
Biografia:
Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Linguística pela Universidade de Leiden. Será, a partir de janeiro de 2025, Diretor da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva.
Preside, desde 2024, ao Education Policy Committee da OCDE e ao Conselho Consultivo do Fórum Global “Future of Education and Skills 2030”, também na OCDE.
É especialista em sintaxe, aquisição e desenvolvimento da linguagem e linguística educacional, sendo autor e editor de algumas centenas de artigos e de vários livros da especialidade.
Foi Presidente da Associação Portuguesa de Linguística, integrou o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, do Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP e presidiu ao Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi representante da zona europeia e norte-americana para o acompanhamento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (educação) na UNESCO e presidente do comité de gestão do Teacher and Learning International Survey da OCDE. Foi Diretor da FCSH.
Foi Secretário de Estado da Educação e Ministro da Educação entre 2015 e 2024.