PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (E-LEARNING)

Apresentação

A Pós-Graduação em Ensino de Português Língua não Materna é ministrada em regime e-Learning e dirige-se particularmente (mas não exclusivamente) a profissionais da área da educação: professores de português do sistema educativo nacional e de países de língua oficial portuguesa, leitores de português no estrangeiro e outros agentes educativos.

Tem como principal finalidade reforçar a formação destes públicos, no sentido de os dotar de conhecimentos e competências que tornem mais efetiva a sua prática educativa com alunos que não têm o português como língua materna. Em particular, a Pós-Graduação visa reforçar a formação nas seguintes áreas: aquisição de língua não materna, linguística do português, ensino/aprendizagem de português como língua não materna, educação intercultural e avaliação das aprendizagens.

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam os seguintes conhecimentos e competências:

  • Conhecimento de conceitos e questões pertinentes no âmbito do ensino/aprendizagem de língua não materna;
  • Conhecimento da documentação e instrumentos de referência para o ensino/aprendizagem de (português) língua não materna;
  • Capacidades de descrição e análise linguística do português;
  • Conhecimentos sobre as especificidades do funcionamento do português em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais;
  • Conhecimentos sobre o processo de aquisição do português como língua não materna numa perspetiva de aplicação ao ensino;
  • Conhecimento de metodologias específicas de ensino de língua não materna;
  • Capacidade de adaptar os conteúdos e as estratégias adotadas na aula ao perfil específico dos alunos;
  • Conhecimento de materiais e recursos existentes para o português língua não materna
  • Capacidade de avaliar criticamente, adaptar e construir materiais e recursos didáticos em função do contexto de ensino, dos objetivos de aprendizagem e do perfil dos alunos;
  • Conhecimento de diferentes tipos de práticas de avaliação e capacidade de desenvolver instrumentos de avaliação de português língua não materna adequados ao perfil específico do público-alvo;
  • Capacidade de trabalhar o português como língua veicular para outras disciplinas do currículo escolar;
  • Capacidade de reconhecer a importância da educação intercultural no trabalho a desenvolver em contextos multilingues;
  • Capacidade de refletir criticamente sobre a sua própria prática pedagógica.

Saídas Profissionais

Este curso visa:

a) Habilitar educadores e professores do sistema educativo nacional para lidar com as necessidades específicas de alunos de português língua não materna;

b) Proporcionar formação específica a (futuros) leitores ou professores de português que trabalhem noutros contextos educativos, quer em países em que o português tem o estatuto de língua estrangeira, quer em países, como é o caso dos PALOP, em que o português tem o estatuto de língua oficial e é a língua de escolarização, não sendo, no entanto, necessariamente a primeira língua de toda a população.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

São admitidos como candidatos à inscrição:

  1. Os candidatos detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países subscritores da Declaração de Bolonha e de outros considerados afins, tendo em atenção a respetiva estrutura curricular com menção da média final;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com menção da média final;
  3. Detentores de um currículo escolar ou científico reconhecido pelo Júri de Seleção, que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS

O curso é ministrado em regime de e-Learning. O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir todas as 6 unidades curriculares  obrigatórias que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação.

Coordenação

Corpo docente

Docentes de Carreira

 

 

Docentes Convidados

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