PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (E-LEARNING)

A Pós-Graduação em Ensino de Português Língua não Materna dirige-se particularmente (mas não exclusivamente) a profissionais da área da educação: professores de português do sistema educativo nacional e de países de língua oficial portuguesa, leitores de português no estrangeiro e outros agentes educativos.

Tem como principal finalidade reforçar a formação destes públicos, no sentido de os dotar de conhecimentos e competências que tornem mais efetiva a sua prática educativa com alunos que não têm o português como língua materna. Em particular, a Pós-Graduação visa reforçar a formação nas seguintes áreas: aquisição de língua não materna, linguística do português, ensino/aprendizagem de português como língua não materna, educação intercultural e avaliação das aprendizagens.

 

OBJETIVOS

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  • Pretende-se que os estudantes desenvolvam os seguintes conhecimentos e competências:
  • Conhecimento de conceitos e questões pertinentes no âmbito do ensino/aprendizagem de língua não materna;
  • Conhecimento da documentação e instrumentos de referência para o ensino/aprendizagem de (português) língua não materna;
  • Capacidades de descrição e análise linguística do português;
  • Conhecimentos sobre as especificidades do funcionamento do português em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais;
  • Conhecimentos sobre o processo de aquisição do português como língua não materna numa perspetiva de aplicação ao ensino;
  • Conhecimento de metodologias específicas de ensino de língua não materna;
  • Capacidade de adaptar os conteúdos e as estratégias adotadas na aula ao perfil específico dos alunos;
  • Conhecimento de materiais e recursos existentes para o português língua não materna
  • Capacidade de avaliar criticamente, adaptar e construir materiais e recursos didáticos em função do contexto de ensino, dos objetivos de aprendizagem e do perfil dos alunos;
  • Conhecimento de diferentes tipos de práticas de avaliação e capacidade de desenvolver instrumentos de avaliação de português língua não materna adequados ao perfil específico do público-alvo;
  • Capacidade de trabalhar o português como língua veicular para outras disciplinas do currículo escolar;
  • Capacidade de reconhecer a importância da educação intercultural no trabalho a desenvolver em contextos multilingues;
  • Capacidade de refletir criticamente sobre a sua própria prática pedagógica.

 

CANDIDATURAS

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Consultar os critérios de seleção para 2020/21 em Edital de Candidatura.

Informação útil

Vagas

25

Propina

1.400€ [Ano curricular 2020/21 | Ver Informações e regulamentos de Estudos Pós-Graduados]

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS

O curso é ministrado em regime de e-Learning. O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir todas as 6 unidades curriculares  obrigatórias que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação.

Coordenação

Corpo docente

Docentes de Carreira

 

 

Docentes Convidados

As nossas redes

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