Apresentação
(2024/25 - 11ª EDIÇÃO)
A Pós-Graduação em Ensino de Português Língua não Materna é ministrada em regime e-Learning, privilegiando um modelo de comunicação assíncrona. Dirige-se particularmente (mas não exclusivamente) a profissionais da área da educação: professores de português do sistema educativo nacional e de países de língua oficial portuguesa, leitores de português no estrangeiro e outros agentes educativos.
Tem como principal finalidade reforçar a formação destes públicos, no sentido de os dotar de conhecimentos e competências que tornem mais efetiva a sua prática educativa com alunos que não têm o português como língua materna. Em particular, a Pós-Graduação visa reforçar a formação nas seguintes áreas: aquisição de língua não materna, linguística do português, ensino/aprendizagem de português como língua não materna, educação intercultural e avaliação das aprendizagens.
Nota: O curso só funcionará se atingir o número mínimo de 17 estudantes inscrit@s.
Objetivos
Pretende-se que os estudantes desenvolvam os seguintes conhecimentos e competências:
- Conhecimento de conceitos e questões pertinentes no âmbito do ensino/aprendizagem de língua não materna;
- Conhecimento da documentação e instrumentos de referência para o ensino/aprendizagem de (português) língua não materna;
- Capacidades de descrição e análise linguística do português;
- Conhecimentos sobre as especificidades do funcionamento do português em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais;
- Conhecimentos sobre o processo de aquisição do português como língua não materna numa perspetiva de aplicação ao ensino;
- Conhecimento de metodologias específicas de ensino de língua não materna;
- Capacidade de adaptar os conteúdos e as estratégias adotadas na aula ao perfil específico dos alunos;
- Conhecimento de materiais e recursos existentes para o português língua não materna
- Capacidade de avaliar criticamente, adaptar e construir materiais e recursos didáticos em função do contexto de ensino, dos objetivos de aprendizagem e do perfil dos alunos;
- Conhecimento de diferentes tipos de práticas de avaliação e capacidade de desenvolver instrumentos de avaliação de português língua não materna adequados ao perfil específico do público-alvo;
- Capacidade de trabalhar o português como língua veicular para outras disciplinas do currículo escolar;
- Capacidade de reconhecer a importância da educação intercultural no trabalho a desenvolver em contextos multilingues;
- Capacidade de refletir criticamente sobre a sua própria prática pedagógica.
Vagas
Secretariado
Centro Luís Krus | clk.flv@fcsh.unl.pt | 217 908 300Unidades de Investigação Associadas
Ligações Úteis
Propina
1.800€Saídas Profissionais
Este curso visa:
a) Habilitar educadores e professores do sistema educativo nacional para lidar com as necessidades específicas de alunos de português língua não materna;
b) Proporcionar formação específica a (futuros) leitores ou professores de português que trabalhem noutros contextos educativos, quer em países em que o português tem o estatuto de língua estrangeira, quer em países, como é o caso dos PALOP, em que o português tem o estatuto de língua oficial e é a língua de escolarização, não sendo, no entanto, necessariamente a primeira língua de toda a população.
Estrutura curricular
Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS
Regime: e-Learning
O curso é ministrado em regime de e-Learning, privilegiando um modelo de comunicação assíncrona. O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir as 6 unidades curriculares obrigatórias que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação.
Coordenação
Ana Madeira
Departamento de Linguística (DL)
Professor/a Associado/a