PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA NA INFÂNCIA: INTERVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO

Apresentação

O curso de Pós‐Graduação em Música na Infância: Intervenção e Investigação dirige-se a profissionais que pretendam adquirir uma formação específica para trabalhar em contextos educativos e/ ou artísticos com crianças dos zero aos cinco anos de idade.

Dirige-se igualmente a profissionais que pretendam melhorar a sua interação humana junto de crianças dessa faixa etária utilizando recursos de natureza musical.

Este curso surge na sequência do Projeto GermInArte, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian — resultante de uma parceria entre o CESEM - NOVA FCSH e a Companhia de Música Teatral, em que foram concebidas e testadas metodologias de carácter musical e artístico, visando a qualificação de recursos humanos e profissionais para a primeira infância.

Seguindo as recomendações elaboradas no âmbito deste projeto, a conceção deste curso reflete a opção por “experiências de carácter imersivo” numa visão centrada na formação de “clusters” quer ao nível dos conteúdos científicos (integrando intervenção e investigação) quer no público-alvo a que se dirige. Assim, em vez da formação se centrar na preparação de indivíduos, procura-se que no mesmo espaço formativo coabitem pessoas com diferentes perfis profissionais, procurando-se a inscrição de atitudes cooperativas facilitadoras das desejáveis atuações “em rede”.

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos e competências no âmbito da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon com um enfoque especificamente direcionado à faixa etária dos zero aos cinco anos de idade;
  • Desenvolver capacidades de pesquisa com públicos-alvo da faixa etária dos zero aos cinco anos de idade — e contextos sociais e educativos associados — criando perspetivas transdisciplinares à Psicologia da Música, à Pedagogia Musical, à Musicoterapia, aos Estudos Artísticos na Infância e outros ramos do saber;
  • Desenvolver capacidades expressivas, lúdicas e artísticas que permitam atuações de qualidade no âmbito da arte para a infância;
  • Explorar fórmulas de interação humana que utilizem recursos de natureza musical no contacto com crianças dos zero aos cinco anos de idade, e respetivas famílias, em diferentes contextos;
  • Identificar fontes de informação e metodologias relevantes para a realização de trabalhos de investigação no âmbito do estudo do desenvolvimento musical;
  • Adquirir competências de observação e descrição de comportamentos, fornecendo bases para o design de investigações a nível de Doutoramento;
  • Desenvolver capacidades de liderança e de trabalho cooperativo preparando para atuações em rede com profissionais que partilhem a finalidade de cuidar melhor da infância.

Saídas Profissionais

  • Estudantes e profissionais que desejam complementar a sua formação no âmbito da Música, direcionando o seu percurso profissional para intervenções dirigidas à primeira infância e infância;
  • Estudantes e profissionais de outras áreas artísticas que desejem integrar a componente sonora em intervenções dirigidas à primeira infância e infância;
  • Estudantes e profissionais da área da Educação de Infância e do Ensino Básico que desejem desenvolver os seus
  • conhecimentos/competências na área da Música;
  • Estudantes e profissionais interessados na utilização de recursos artísticos visando a promoção do desenvolvimento humano e do bem-estar a partir da infância;
  • Estudantes e profissionais interessados no estudo da infância como via para o desenvolvimento de competências de interação humana e de enriquecimento pessoal.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

São admitidos como candidatos à inscrição:

  1. Os candidatos detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países subscritores da Declaração de Bolonha e de outros considerados afins, tendo em atenção a respetiva estrutura curricular com menção da média final;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com menção da média final;
  3. Detentores de um currículo escolar ou científico reconhecido pelo Júri de Seleção, que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Créditos: 60 ECTS

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 7 unidades curriculares obrigatórias que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação.

Coordenação

Corpo docente

Docentes de Carreira

Investigadores de Carreira

Docentes Convidados

  • Ana Isabel Pereira
  • João Pedro Reigado
  • Mariana Vences
  • Rita Roberto

Conferencistas

  • João Costa (FCSH NOVA)
  • João Nogueira (FCSH NOVA)
  • Paulo Ferreira Rodrigues (Escola Superior de Educação de Lisboa, IPL)
  • Paulo Maria Rodrigues (Universidade de Aveiro)

Outros a confirmar.

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