Apresentação

Este mestrado visa adquirir o conhecimento e a compreensão aprofundada de orientações teóricas da sociologia contemporânea, de princípios e utensílios metodológicos e técnicos de investigação científica e de abordagens especializadas a uma das áreas de aplicação científica e profissional escolhida.

Apesar de ser um mestrado disciplinar, está estruturado de modo a permitir uma formação e articulação com outras áreas disciplinares, fora e dentro das ciências sociais.

O mestrado de Sociologia possibilita o prosseguimento de formação avançada para a investigação, designadamente de nível doutoral, assim como a inserção e desenvolvimento profissional em organizações e instituições nacionais e internacionais.

Objetivos

Permite o desenvolvimento das seguintes competências:

a) capacidade de planeamento e coordenação de tarefas técnicas qualificadas em organizações;

b) capacidade de planeamento, diagnóstico e resolução de problemas complexos envolvendo investigação aplicada;

c) capacidade para definir dispositivos de monitorização e avaliação de políticas públicas.

Informação útil

Vagas

20

Acreditação A3ES

Com Acreditação em 2020, por 6 anos

A3ES

Registo em vigor na DGES

Saídas Profissionais

A NOVA FCSH apoia a integração profissional dos recém-mestres. Em parceria com o Núcleo de Apoio aos Estudantes e Candidato e Serviços de Psicologia, Inclusão e Igualdade, orienta-os nos processos de inserção profissional: revisão do CV; preparação de entrevistas de emprego; formação orientada para a empregabilidade; apoio nos processos de recrutamento; divulgação de ofertas de estágio e emprego.

Alguns alunos prosseguem para doutoramento e/ou a via profissional, não académica. São diversos os domínios de empregabilidade, dos quais destacamos cargos técnicos com funções de coordenação e de elevada autonomia em:

  • Empresas e gabinetes de estudos e projetos: consultoria, formação profissional, gestão de pessoas, desenvolvimento organizacional, comunicação empresarial, planeamento estratégico, marketing e publicidade, gestão da qualidade, sondagens e estudos de mercado, produção de informação estatística, análise de dados.
  • Autarquias, organizações da administração pública e instituições de solidariedade social: planeamento e desenvolvimento local e regional, planeamento e reabilitação urbana, gestão e intervenção urbanística, estudos de impacto, projetos de inclusão social, reinserção social e profissional, políticas culturais e gestão da cultura, políticas de ensino e administração escolar, políticas de saúde e administração hospitalar, políticas de emprego, avaliação de projetos e políticas sociais.

Áreas De especialização

  • Território, Mobilidades e Ambiente
  • Saúde, Bem-Estar e Ciclos de Vida
  • Desigualdades e Políticas Sociais

A área de especialização é apenas escolhida no 2.º semestre. 

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos: 120 ECTS

O mestrado está estruturado em quatro semestres, sendo os dois primeiros dedicados à parte curricular e os restantes à realização de umas das seguintes opções: dissertação, trabalho de projeto e estágio com relatório.

O Plano de Estudos está concebido de modo a tornar mais consistente a oferta do Mestrado, concentrando no 1.º semestre as disciplinas de base estruturadoras do curso (Teorias Sociológicas, Metodologias de Investigação Sociológica e Sociologia e Práticas Profissionais dos Sociólogos), deixando para o 2.º semestre as disciplinas de especialização.

Coordenação