DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

O Doutoramento em Ciências da Comunicação visa:

  • aprofundar o conhecimento de conteúdos que identificam esta área científica;
  • fornecer instrumentos metodológicos para a investigação;
  • conduzir à elaboração de um projeto de tese de doutoramento.

O seu programa foi desenhado após análise às melhores experiências estrangeiras, que assentam num sólido equilíbrio entre o aprofundamento da investigação numa área específica das ciências da comunicação e a abertura interdisciplinar própria de um terceiro ciclo de estudos. Duas unidades curriculares obrigatórias no primeiro semestre preenchem os requisitos de promoção de ambiente interdisciplinar e de desenvolvimento de capacidades metodológicas. As restantes unidades curriculares preenchem o requisito da especialidade que o doutorando já terá identificado como objecto da sua investigação.

Parte essencial do curso consiste na elaboração de um Trabalho Final, que é a ocasião privilegiada para o estudante apresentar uma primeira versão do seu projeto de tese doutoral. Cada doutorando terá um tutor que o apoiará, no que respeita às suas opções temáticas e metodológicas, e na preparação do Trabalho Final.

 

CANDIDATURAS 2020/21

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Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Todas as condições são estabelecidas no respetivo edital no início do período de candidaturas (disponível no topo desta página).

 

Áreas De especialização

  • Cinema e Televisão
  • Comunicação Estratégica
  • Comunicação e Artes
  • Comunicação e Ciências Sociais
  • Comunicação e Linguagem
  • Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
  • Estudos dos Media e do Jornalismo
  • Teoria da Comunicação
  • Estudos de Argumentação

Estrutura curricular

Duração: 8 semestres  ECTS: 60 (parte curricular) + 180 (tese de doutoramento)

As unidades curriculares obrigatórias e o Seminário de especialidade enquadram a investigação do estudante até à realização do seu Trabalho Final.

Metodologias: exposição e discussão de temas a partir da análise de textos, fontes primárias e bibliografia crítica, a fim de incentivar a introdução de casos e de perspectivas sobre a relação dos textos fundadores com os seus agenciamentos atuais.

Temáticas: construção de conhecimento multidisciplinar centrado prioritariamente na oferta temática constante nas especialidades do curso, intervindo neste seminário diversos docentes responsáveis pelas áreas de especialidade e também tutores do curso.

Seminário de especialidade: dedicado à preparação do Trabalho Final, apoiada pelo tutor.

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