CRIA organiza o 40.º Festival de Cinema Etnográfico em Lisboa

De 29 de setembro a 2 de outubro, o Museu Nacional de Etnologia (Lisboa) vai acolher a 40.ª edição do Festival Internacional de Cinema Etnográfico NAFA, organizado pelo Núcleo de Antropologia Visual e da Arte do CRIA em parceria com a Nordic Anthropological Film Association. O programa inclui seminários sobre as relações entre cinema e antropologia, três dias de exibição de filmes e conversas com os realizadores. 

O NAFA é um dos mais antigos e prestigiados festivais de cinema na área, juntando anualmente realizadores de várias nacionalidades que apresentam os seus filmes sobre diferentes contextos culturais. Este evento promove uma plataforma e oportunidade de reflexão sobre as grandes questões mundiais no âmbito da diversidade cultural, dos direitos humanos, da ecologia e do património imaterial e material, entre outras valências.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por NAFA 2020/2021 (@nafa_filmfestival)

 

A programação completa está disponível no site do festival, que terá entrada livre sujeita a inscrição prévia. Entre a seleção internacional estão três filmes portugueses, dois deles ligados à Faculdade: Entre Leiras (The Life We Know), realizado em 2018 por Cláudia Ribeiro no Mestrado em Antropologia da NOVA FCSH; e Um Ramadão em Lisboa (A Ramadan in Lisbon), realizado em 2019 por uma equipa de investigadores do CRIA (Amaya Sumpsi, Carlos Lima, Catarina Alves Costa, Joana Lucas, Raquel Carvalheira, Rodrigo Lacerda e Teresa Costa).

 

 

A edição 2020/21 do Festival NAFA em Lisboa celebra uma longa relação de troca mútua de experiências entre cientistas sociais e realizadores na área da antropologia visual, utilizando este ano a vibrante e criativa plataforma de investigadores que se têm dedicado à antropologia visual a partir de Portugal. A escolha do Museu Nacional de Etnologia é uma forma de cruzar olhares e reflexões sobre a relação desta instituição com a produção visual e os seus arquivos. 

A Nordic Anthropological Film Association é uma organização criada em meados dos anos 1970 que se dedica à cooperação e divulgação da produção cinematográfica na área da antropologia e do documentário. 

 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer