Conversas com Valor de volta para 3.ª edição

“Repensar os Desafios da Educação” é o tema da 3.ª edição das Conversas com Valor que estão de regresso ao campus da Avenida de Berna da NOVA FCSH a 28 de novembro. Esta é uma iniciativa dedicada ao debate de temas sociais, económicos, ambientais e culturais e que procurará trazer para o espaço académico a reflexão sobre os desafios educacionais prementes, colocando especialistas a pensar em soluções conjuntas para a construção de um sistema educativo mais inclusivo e preparado para o futuro. A primeira sessão do dia será conduzida por João Costa, ex-ministro da Educação e Professor Catedrático da NOVA FCSH, que fará uma análise dos desafios globais enfrentados pelo sistema educativo e das oportunidades de inovação e adaptação às novas realidades.

Com uma abordagem direcionada para dois dos principais desafios da educação na atualidade, esta edição abordará a inclusão e integração de estudantes imigrantes nas escolas e o impacto da inteligência artificial no ensino. Estes temas, de grande impacto social e educativo, serão debatidos por investigadores da NOVA FCSH e contarão também com a colaboração de instituições como a Direção-Geral da Educação (DGE), a Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal (EANP), o Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, além de empresas tecnológicas como a Samsung, que trarão perspetivas sobre a transformação digital no setor.

Numa sociedade cada vez mais diversificada e digital, as Conversas com Valor pretendem reunir vozes de diferentes setores, fomentando a colaboração entre governos, escolas, empresas e a comunidade educativa para criar um sistema educacional mais justo, inovador e sustentável.

Este evento será uma oportunidade única para estudantes, docentes, investigadores/as e profissionais interagirem com os especialistas e contribuírem para o debate de ideias e práticas inovadoras na educação.

Adicionalmente, o evento será elegível como Ação de Curta Duração (ACD) prevista no Estatuto da Carreira dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Art. 3 do Despacho N.º 5741/2015).

A participação é livre e gratuita, sendo apenas necessário o preenchimento do formulário de inscrição.

 

PROGRAMA