CINENOVA 2022 homenageia Professor João Mário Grilo na sessão de encerramento
24 de Novembro de 2022, 11:42

A edição de 2022 do CINENOVA tem programada uma homenagem a João Mário Grilo, docente da NOVA FCSH que ocorrerá durante a sessão de encerramento do Festival.
Esta sessão consiste na entrega dos prémios de Melhor Filme, Melhor Filme Português e Escolha do Público e irá decorrer no dia 26 de novembro, pelas 14h, no Auditório B1 da NOVA FCSH. A programação completa pode ser consultada aqui.
Para além da entrega dos prémios aos vencedores da 4.ª edição do Festival, a homenagem a João Mário Grilo começará com a exibição do filme “Viagens ao Confins de um Sítio Onde Nunca Estive”.

SOBRE O FILME
“Viagens aos Confins de um Sítio Onde Nunca Estive” (2014) é um documentário realizado por João Mário Grilo que tem como foco a exposição “O Peso do Paraíso” de Rui Chafes que se encontrava presente no Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian.
“O artista, no seu movimento para o ideal, perturba a estabilidade de uma sociedade. A sociedade aspira à estabilidade, o artista
aspira ao infinito. É essa a responsabilidade do artista e o sacrifício espiritual que lhe é exigido.”
Rui Chafes, O Perfume de Buganvílias, 2012

JOÃO MÁRIO GRILO
João Mário Grilo é Professor Catedrático na NOVA FCSH, ensaísta e cineasta português. É licenciado em Sociologia (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação (1987). Foi o responsável pela introdução do cinema na academia portuguesa. Leciona Realização de Cinema (seminário) e é coordenador dos Doutoramentos em Estudos Artísticos e em Media Digitais, publicando também artigos de crítica, história e teoria do cinema e da imagem. Enquanto realizador, representou Portugal em vários festivais de cinema.