U-Multirank 2022
A Universidade NOVA de Lisboa volta a destacar-se no U-Multirank, ocupando a 7.ª posição entre as jovens universidades europeias e isolando-se assim na primeira posição do top nacional.
QS Top 50 under 50 2020
O ranking QS Top 50 under 50 posiciona a Universidade NOVA de Lisboa no 8.º lugar entre as jovens universidades europeias, fundadas há menos de 50 ano, segundo critérios que incluem a reputação e a internacionalização. Pela oitava vez consecutiva, a NOVA é a única universidade portuguesa presente neste ranking.
QS World University Rankings
A NOVA está no top 8 das jovens Universidades Europeias no que toca às 5 áreas de conhecimento avaliadas pelo QS:
- Arts & Humanities (6.ª posição);
Engineering & Technology: (8.ª posição);
Life Sciences & Medicine (7.ª posição);
Natural Sciences (5.ª posição);
Social Sciences & Management (7.ª posição).
'THE' Top 100 under 50
Pela sétima vez consecutiva, a NOVA aparece listada no the Times Higher Education Young University Rankings, procedida apenas por 61 universidades europeias.
No Times Higher Education Ranking By Subject 2021, a NOVA ocupa a 1.ª posição nacional em Economia e Gestão e Artes e Humanidades e está no Top 10 entre as jovens universidades europeias fundadas há menos de 50 anos em Economia e Gestão, Saúde e Medicina, e Educação.
CWTS Leiden Ranking 2019
O ranking de Leiden analisa a performance científica de mais de 1000 universidades em todo o mundo.
Em 2019, a NOVA é a Universidade portuguesa cujos artigos científicos têm maior impacto global, com 12,5% de toda a produção científica no Top 10% de publicações mais citadas.
A NOVA lidera também no impacto normalizado da sua produção, 20% acima da média mundial, ocupando igualmente a 1ª posição nacional em termos colaborativos. Ocupa ainda o 1.º lugar nacional com a maior proporção de publicações com autores do sexo feminino (50,6 %), ocupando ainda a 6ª posição a nível europeu e a 9.ª a nível mundial.