Projeto Vinculum promove arquivos de família e restaura livro com quase 500 anos

A ilha da Madeira recebeu o “Vinculum Project Day”, numa iniciativa que reuniu a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, mais concretamente a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), a paróquia de Machico/ diocese do Funchal, e o projeto VINCULUM (IEM – NOVA FCSH). No evento, foram abordados os vínculos da Madeira com apresentações de comunicação de ciência, sendo também dada aos participantes a oportunidade de visitar a DRAMB. A sessão final teve lugar na igreja paroquial de Machico.

Durante o evento foi também apresentado o livro “Tombo I”, documento datado do século XVI e agora restaurado pela equipa da NOVA FCSH. O livro, descoberto pelo cónego Manuel Ramos, pároco de Machico, “estava sujo com as folhas enrugadas”, tendo sido “completamente intervencionado”, afirma Maria de Lurdes Rosa, investigadora e docente da NOVA FCSH responsável pelo projeto Vinculum. A recuperação, custeada pela União Europeia, incluiu um processo de digitalização do documento que constitui “um dos mais antigos livros de registo de encargos de missa da Madeira”. Além do restauro desta valiosa peça, o projeto Vinculum custeou a recuperação de uma importante qualidade de documentação do ABM.

De facto, há cerca de um ano a Secretaria Geral de Turismo e Cultura estabeleceu um protocolo de cooperação com a NOVA FCSH. No acordo prevê-se a colaboração do DRABM no projeto “Vinculum – Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity”, iniciativa financiada em 1,6 milhões de euros pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC). O protocolo tem por base documentação à guarda da DRABM diretamente inserida no âmbito da investigação levada a cabo pelo projeto. Em termos gerais, procura promover a preservação, valorização, fruição e divulgação do património arquivístico, documental e bibliográfico da Região Autónoma da Madeira, assim como o conhecimento e a investigação científica da história da Região no quadro do espaço atlântico. Pretende ainda estabelecer formas de cooperação científica e técnica no âmbito arquivístico, para o estudo e divulgação da informação histórica constante na documentação custodiada pela DRABM, nomeadamente o fundo do Juízo dos Resíduos e Provedoria das Capelas da Madeira.

A iniciativa mereceu uma ampla difusão na comunicação social da Madeira, nomeadamente na RTP Madeira.