Projeto do IEM debate conceito de “arquivo”
27 de Setembro de 2023, 13:20

O ciclo de seminários “Repensar o(s) Arquivo(s)”, uma iniciativa do Projeto Vinculum, propõe-se colocar os arquivos – entendidos como constructos sociais – no centro do debate, para analisar e caracterizar as suas origens, funções, estruturas, materialidades e (re)utilizações na longa duração. A iniciativa, liderada por Maria de Lurdes Rosa, vencedora de uma bolsa do European Research Coucil, pretende também “aquilatar o impacto presente da transição digital na construção da Memória da Comunidade”, afirma a investigadora do Instituto de Estudos Medievais.
O evento, que tem inicio já no dia 4 de outubro na Sala de Conferências do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, pretende ser um espaço interdisciplinar de encontro entre a Arquivística Histórica, a História, a(s) Ciência(s) da Informação e os Archival Studies. O seu objetivo é o de contribuir para o enriquecimento da reflexão teórica e metodológica em torno do conceito de “Arquivo” e das suas relações com diversas áreas do Saber, procurando colmatar uma necessidade que se faz sentir no panorama científico nacional.
Ao ritmo de uma sessão por mês, serão levadas à discussão por investigadores de renome internacional diversas subtemáticas, previamente selecionadas pelos coordenadores do ciclo. A análise e comentários de cada sessão serão efetuados por investigadores seniores do panorama português com projeção internacional, contribuindo para encurtar as fronteiras que possam subsistir no panorama científico global.
A entrada nas sessões é livre, mas sujeita à lotação do espaço.
Os textos resultantes das seis sessões serão publicados em 2024 num e-book, sujeito a revisão por pares, sob o título do seminário.
No final do ciclo de debates, em maio de 2024, realiza-se também o VINCULUM mProject’s Archival Colloquium, cuja organização já se encontra a decorrer.
Informações adicionais sobre o primeiro encontro já estão disponíveis na agenda da NOVA FCSH.