Projeto desenvolvido pela NOVA FCSH conquista Selo Europeu para as Línguas 2022

A agência ERASMUS+ premiou com o Selo Europeu para as Línguas 2022 o projeto ICEPELL – Intercultural Citizenship Education through picture books in early English Language Learning, desenvolvido por Sandie Mourão, investigadora do CETAPS.

O principal objetivo do consórcio ICEPELL, pertencente à NOVA FCSH, é apoiar os profissionais na integração de uma cidadania intercultural na educação de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos, através da utilização de livros ilustrados.

O projeto de ERASMUS+ ICEPELL desenvolveu, ao longo de três anos, as seguintes atividades:

• ICESurvey – inquérito de avaliação das necessidades em inglês;
  • Picturebook Selection Guide – conjunto de perguntas que apoiam os professores na seleção dos livros ilustrados;
  • ICEPELL Picturebooks – lista de 90 livros ilustrados;
  • 18 ICEKits – trabalhos desenvolvidos por professores à volta dos livros escolhidos;
  • ICEGuide – manual sobre a teoria e prática da utilização dos livros ilustrados para integrar a Educação para a Interculturalidade na aprendizagem precoce da língua inglesa;
  • ICEPro Course – curso de desenvolvimento profissional que foi conduzido durante a investigação e será coordenado através da Plataforma de Educação Escolar Europeia.

A investigação, que decorreu entre setembro de 2019 e agosto de 2022, contou com a colaboração de 14 professores que ensinaram 379 crianças. O projeto foi apoiado por instituições de formação de professores da Alemanha, Itália, Noruega, Portugal e dos Países Baixos.

O Selo Europeu distingue iniciativas que encorajem o ensino de línguas estrangeiras de uma forma criativa e promovam uma consciencialização intercultural por toda a Europa.

A 22.ª edição do concurso tinha como pressupostos a melhoria da aprendizagem das línguas através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como dos meios digitais, a promoção da equidade, coesão social e cidadania ativa e o desenvolvimento profissional dos professores de línguas estrangeiras.

O Dia Europeu das Línguas, celebrado a 26 de setembro, foi estabelecido em 2001 pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.

ICEPELL Selo Europeu para as Línguas