Paulo Pereira toma posse como Reitor da Universidade NOVA de Lisboa

Realizou-se ontem, 7 de outubro, no auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa (UNL) a cerimónia de tomada de posse de Paulo Pereira, recentemente eleito Reitor da Universidade.

Paulo Pereira é o primeiro investigador a assumir este cargo, e, no seu discurso, sublinhou a missão transformadora da instituição: “a universidade é muito mais do que um lugar onde se ensina e se aprende. É um espaço onde nos é confiada a extraordinária responsabilidade de formar cidadãos livres. Não apenas bons profissionais, mas mulheres e homens comprometidos com a construção de um mundo melhor. Este é, talvez, o nosso maior desafio.”  

Além do Reitor, tomou igualmente posse a nova equipa reitoral apresentada à comunidade durante a sessão. Elsa Peralta, tomou posse enquanto Pró-Reitora para a Cultura, Impacto Social e Comunidades. É investigadora e vai integrar o Instituto de História da Arte (IHA), da NOVA FCSH. Doutorada em Antropologia pela Universidade Técnica de Lisboa, integrou, entre 2015 e 2025, o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde coordenou o grupo CITCOM – Cidadania, Cultura e Memória. A sua produção científica centra-se nas áreas do património, museologia, história pós-colonial e estudos da memória, tendo publicado diversos trabalhos em editoras e revistas internacionais. Para além da vertente académica, desempenha funções de curadoria e coordenação de exposições, promovendo a articulação entre ciência, cultura e sociedade e colabora com diversos museus, artistas e plataformas.

 

A equipa reitoral é composta pelos seguintes membros:

  • Cecília Roque: Vice-Reitora para a Investigação e Formação Avançada;
  • Emília Monteiro: Vice-Reitora para o Ensino, Vida Académica, Saúde e Qualidade;
  • Isabel Rocha: Vice-Reitora para a Inovação, Criação de Valor e Assuntos Globais;
  • Manuela Aparício: Pró-Reitora para a Inovação Pedagógica;
  • Elsa Peralta: Pró-Reitora para a Cultura, Impacto Social e Comunidades;
  • Catarina Fortuna: Pró-Reitora para o Património, Infraestruturas e Polos Universidades;
  • João Dias: Pró-Reitor para a Inovação Administrativa, Transformação Digital e Comunicação;
  • José Branco: Pró-Reitor para o Desenvolvimento Institucional e Angariação de Fundos;
  • Júlia Seixas: Pró-Reitora para a Sustentabilidade;
  • Ana Rita Marante: Administradora da Universidade NOVA de Lisboa

Durante a cerimónia, que se iniciou com o Cortejo Académico, Luísa Ferreira, Presidente do Conselho Geral da UNL, sublinhou a importância do momento, afirmando que “a Universidade é, por natureza, um espaço de transformação: de ideias, de pessoas, de sociedades”. Acrescentou ainda que este foi um dia “de celebração e de renovada esperança. Eu, como antiga aluna e assistente desta casa e atual Presidente do Conselho Geral, fico tranquila por saber que a NOVA está em boas mãos e que o seu futuro continuará a ser construído por quem a conhece, a respeita e a deseja ver crescer”.