
Viver o Canto: Um caminho sensível para o alargamento da sensibilidade e expressão vocal
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino presencial
Objetivos
____
- Adquirir recursos para alargamento da sensibilidade e perceção multissensorial por meio do canto;
- Adquirir conhecimentos sobre o canto como experiência estética a partir da conceção de Arnold Berleant;
- Desenvolver e ampliar a perceção corporal por meio de jogos e práticas corporais;
- Adquirir ferramentas para o desenvolvimento do movimento expressivo em integração com a voz;
- Explorar os recursos vocais próprios e adquirir novas ferramentas para a educação vocal;
- Ativar a memória musical por meio de práticas de improvisação vocal e de canções trazidas pela docente;
- Explorar o canto coletivo como caminho para a integração pessoal e sentimento de pertencimento a uma comunidade.
Programa
____
- O Canto como experiência estética: recursos para o desenvolvimento da autoperceção, expressão e alargamento da sensibilidade;
- A Voz e o fenómeno acústico;
- A dimensão ambiental e ecológica do canto;
- A educação vocal e as cinco dimensões de uma abordagem sistémica: corporal, emocional, cognitiva, musical e poética;
- Dinâmicas para sensibilização, consciência e integração corporal;
- Práticas corporais para dissolver padrões de tensão que restringem a expressão vocal;
- Práticas de respiração e relaxamento;
- A escuta ativa e recetiva: ampliação da escuta interna e externa por meio de exercícios práticos;
- Explorando as possibilidades da voz: efeitos, dinâmica, timbre, fraseado, dicção, musicalidade da palavra, expressão vocal;
- Liberdade de Expressão: Improvisação e criação musical – Paisagens Sonoras;
- Canto, tempo e memória: a narrativa sonora das experiências de vida;
- Sensibilidade, tempo e pertencimento na constituição do senso de comunidade tecido pelo canto em conjunto.
Bibliografia
____
- ANDRIOLO et All. Music Workshops as Social Aesthetic Contributions to Cultivating Community Sensibilities. International perspectives in Psychology, Research, Practice, Consultation. http://doi.org/10.1027/2157-3891/a000046, p.1-11, Hogrefe Publishing, 2022.
- BERLEANT, Arnold. Education as Aesthetic Process in The journal of Aesthetic education. Vol.3, n. 3, 1971.
- BERLEANT, Arnold. Sensibility and Sense: The Aesthetic Transformation of the Human World. USA: Imprint Academic, Philosophy Documentation Center, 2010.
- COELHO, Cecília Valentim. A experiência estética tecida pelo canto no processo social: sensibilidade, tempo e pertencimento. Dissertação de Mestrado (Psicologia Social). Orientação Arley Andriolo. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2017.
- DENORA, T. Health and Music in everyday life in Psyke and Logos, 2007, 28, 271-287.
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
docentes
____
Cecília Valentim é cantora, terapeuta somática e educadora vocal. Doutoranda e Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Licenciada em Música/Canto pela Faculdade de Artes Santa Marcelina. É Pesquisadora do Lapa – laboratório de pesquisas em psicologia da arte (IPUSP), GES – Grupo de Estética Social (CNPq/IPUSP) e colaboradora do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa/Portugal. Especializou-se em Música Antiga e Healing Voice em Inglaterra e Espanha. É formada em diferentes linhas da Psicoterapia Corporal e Transpessoal, como Análise Bioenergética, Biossíntese e Biopsicologia. É líder das Danças da Paz Universal. Inovadora na Arte do Canto como caminho de transformação pessoal e expressão, criou o método “A Arte do Ser Cantante”. Há mais de 30 anos vem aprimorando e realizando seu trabalho como artista, terapeuta e educadora em diferentes lugares no Brasil e exterior.