05
Jul
Data: 5 a 9 Jul
Horário: das 10h00 às 13h00
Duração: 15h
Morada: NOVA FCSH |
Área: Educação e Ensino
Docente responsável: Helena Rodrigues
Docente: Cecília Valentim
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 250 e 610.
Ensino Presencial
 Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)

 

Objetivos

____

  • Adquirir recursos para alargamento da sensibilidade e perceção multissensorial por meio do canto;
  • Adquirir conhecimentos sobre o canto como experiência estética a partir da conceção de Arnold Berleant;
  • Desenvolver e ampliar a perceção corporal por meio de jogos e práticas corporais;
  • Adquirir ferramentas para o desenvolvimento do movimento expressivo em integração com a voz;
  • Explorar os recursos vocais próprios e adquirir novas ferramentas para a educação vocal;
  • Ativar a memória musical por meio de práticas de improvisação vocal e de canções trazidas pela docente;
  • Explorar o canto coletivo como caminho para a integração pessoal e sentimento de pertencimento a uma comunidade.

 

Programa

____

  • O Canto como experiência estética: recursos para o desenvolvimento da autoperceção, expressão e alargamento da sensibilidade;
  • A Voz e o fenômeno acústico;
  • A dimensão ambiental e ecológica do canto;
  • A educação vocal e as cinco dimensões de uma abordagem sistêmica: corporal, emocional, cognitiva, musical e poética;
  • Dinâmicas para sensibilização, consciência e integração corporal;
  • Práticas corporais para dissolver padrões de tensão que restringem a expressão vocal;
  • Práticas de respiração e relaxamento;
  • A escuta ativa e recetiva: ampliação da escuta interna e externa por meio de exercícios práticos;
  • Explorando as possibilidades da voz: efeitos, dinâmica, timbre, fraseado, dicção, musicalidade da palavra, expressão vocal;
  • A Voz espontânea: Improvisação e criação musical – Paisagens Sonoras;
  • Canto, tempo e memória: a narrativa sonora das experiências de vida;
  • Sensibilidade, tempo e pertencimento na constituição do senso de comunidade tecido pelo canto.

 

Bibliografia

____

  • ALEIXO, F. ET AL. Práticas e poéticas vocais. Uberlândia: EDUFU, 2016.
  • BERLEANT, Arnold. Aesthetic beyond the art: new and recent essays. Burlington: Ashgate Publishing Company, 2012.
  • BORN, G. ET AL. Improvisation and social aesthetics. UK: Duke University Press, 2017.
  • BRITO, Teca Alencar de. O Humano como objetivo da educação musical: o pensamento pedagógico-musical de Hans Joaquim Koellreutter, São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2001.
  • BUNCH, M. Dynamics of the Singing Voice. Wien & New York: Springer-Verlag, 1995.
  • CAMPIGNION, P. Respir-Ações. São Paulo: Summus, 1998
  • CHAPMAN, J. L. Singing and Teaching singing: A Holistic Approach to Classical voice. San Diego: Plural Publishing, 2006.
  • COSTA, Rogério. A improvisação livre, a construção do som e a utilização das novas tecnologias. UFG: Revista Música Hodie, v.15, p.119-131, 2015.
  • DENYS-STRUYF, G. Cadeias Musculares e Articulares. O Método G.D.S. São Paulo: Editora Summus, 1995.
  • FELD, S. A Rainforest Acustemology. In BULL, Michael; BACK (orgs). The auditory culture rider, USA: Berg, p. 223-239, 2003.
  • GARDE, E. La Voix. Paris: Presses Universitaires de France, 1970.
  • HANSLICK, E. Do Belo Musical. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989.
  • HARRISON, H.T. The Human Nature of the Voice. Edinburgh: Dunedin Academic Press, 2006.
  • HUSEMANN, A. Human Hearing and The Reality of Music. Massachusetts: SteinerBooks, 2013.
  • LOWEN, A. A espiritualidade do corpo. São Paulo: Editora Cultrix, 1990.
  • MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
  • SEEGER, A. Porque cantam os Kisedjê. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
  • SOUCHARD, Philippe-Emmanuel. Respiração. São Paulo: Summus, 1989.
  • RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34 ltda, 2015.

 

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

 

docentes

____

Cecília Valentim é Cantora, terapeuta e educadora vocal. Doutoranda e Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Música/Canto pela Faculdade de Artes Santa Marelina. É Pesquisadora do Lapa – laboratório de pesquisas em psicologia da arte (IPUSP), GES – Grupo de Estética Social (CNPq/IPUSP) e colaboradora do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lispoa/Portugal. Foi aluna e assistente de H.J. Koellreutter por 12 anos. Em Inglaterra, especializou-se em Música Antiga com Emma Kirkby e Evelyn Tubb e em Healing Voice e Overtone Chanting com Jill Purce. Em Espanha, especializou-se em Música antiga com Jordi Savall e Montserrat Figueiras. É formada em diferentes linhas da Psicoterapia Corporal e Transpessoal, como Análise Bioenergética, Biossíntese e Biopsicologia. É líder das Danças da Paz Universal. Inovadora na Arte do Canto como caminho de transformação pessoal e expressão, criou o método “A Arte do Ser Cantante”. Há mais de 30 anos vem aprimorando e realizando seu trabalho como artista, terapeuta e educadora em diferentes lugares no Brasil e exterior.

Helena Rodrigues é Professora Associada com Agregação do Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH. Investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, fundou o Laboratório de Música e Comunicação na Infância. Estudou com Edwin Gordon, ao longo de vinte anos, que orientou também o seu Doutoramento. Divulga a sua teoria de aprendizagem musical desde 1994. Colwyn Trevarthen, que tem apoiado o trabalho da Companhia de Música Teatral, é outra relevante influência no seu trabalho. Com uma formação de base nas áreas da Psicologia e da Música, tem-se interessado também pelas áreas do teatro físico e dos efeitos terapêuticos da música. O conjunto destes e outros saberes têm-na levado a formular uma proposta original de formação. Foi Researcher Fellow da Royal Flemish Academy of Belgium for Science and the Arts. É diretora artística da Companhia de Música Teatral. Coordenou o projeto Opus Tutti e o Projeto GermInArte. Autora de publicações de natureza diversa, é frequentemente convidada para apresentar conferências e workshops em Portugal e no estrangeiro.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer