Introdução à Codicologia
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino presencial e a distância (streaming)
Objetivos
____
- Conhecer a evolução histórica do conceito de codicologia e da codicologia enquanto disciplina científica;
- Identificar os constituintes de um códice medieval (nomenclatura);
- Compreender a diferença entre couro e pergaminho e conhecer os respetivos processos de transformação, desde a origem ao produto final;
- Reconhecer os tipos de encadernação medieval;
- Reconhecer os tipos de construção de cadernos e de dobragem da pele que podem dar origem aos cadernos;
- Conhecer outras formas de construção de cadernos;
- Identificar os cálculos aritméticos que estão na base da planificação da página;
- Conhecer o processo de picotamento e materiais utilizados;
- Compreender em que medida o picotamento nos podem dar informações sobre os modos de fazer um códice medieval;
- Conhecer os diferentes materiais usados na justificação e no regramento;
- Perceber em que medida a justificação e o regramento nos podem dar informações sobre os modos de fazer um códice medieval;
- Reconhecer os modelos básicos de assinatura e perceber como serviam a organização dos cadernos;
- Identificar as tipologias de reclamos e perceber como serviam a organização dos cadernos;
- Conhecer as espécies decorativas típicas do século XV e suas funções dentro do códice.
Programa
____
Num momento em que, internacionalmente e nalguns redutos da investigação científica portuguesa, a codicologia se emancipou do conjunto de disciplinas auxiliares da História e que, mais do que isso, existe nesses meios um grande empenho em dirigir a metodologia no sentido do quantitivismo e do digital, esta área do saber vê-se, paradoxalmente, cada vez mais afastada dos planos curriculares dos cursos, nomeadamente, de História e de História da Arte. É com a intenção de salientar a sua importância para o estudo dos documentos gráficos e, em específico, para o estudo do livro antigo que proponho este curso de verão, numa abordagem eminentemente técnica. Partindo do geral para o particular iniciaremos o curso com a contextualização histórica e a evolução do próprio conceito de codicologia ao longo do tempo. Passaremos à constituição física do códice medieval onde serão descritos os componentes, explorando a sua localização e definição. Seguir-se-á um dos substratos materiais do códice – a pele –, saber de onde vem e que processos distintos de transformação sofre dando origem a produtos tão diferentes e com funções igualmente diferentes. A partir deste ponto entraremos nas partes que compõem o códice. Aprofundaremos o conhecimento sobre cada uma delas, dividindo-as em dois grupos: encadernação e estruturação, uma referente à cobertura do códice e a outra ao seu interior. Terminaremos com a vertente mais artística do tema, a iluminura, caracterizando-a em termos de estilo, nacional e internacionalmente, no século XV e analisando funcionalidades e modos de execução. Far-se-á uso do método expositivo/demonstrativo com recurso a materiais multimédia. Em situações pontuais, também será posta em prática a simulação, sempre que a reprodução da realidade seja possível e desejável, como por exemplo, na questão da dobragem da pele. No final de cada bloco de sessões (1,2,3 e 4 / 5 e 6 / 7, 8 e 9 / 10, 11 e 12) será introduzida a discussão orientada como forma de sintetizar, problematizar e reter o conhecimento, acompanhada da apresentação de casos reais.
Sessão 1
Conceito e história da Codicologia
Sessão 2
Os Constituintes do Códice Medieval
Sessão 3
Couro e Pergaminho – origem e transformação I
Sessão 4
Couro e Pergaminho – origem e transformação II / Encadernação Medieval – Tipologias
Sessão 5
Cadernos – Construção I / Dobragem da pele
Sessão 6
Imposição / Cadernos – Construção II
Sessão 7
Estruturação da página – Cálculos / Estruturação da página – Picotamento
Sessão 8
Estruturação da página – Justificação e regramento
Sessão 9
Organização dos cadernos – Assinatura e reclamo
Sessão 10
Iluminura do século XV em Portugal e na Europa Ocidental
Sessão 11
Iluminura do século XV em Portugal – Técnicas e estilos
Sessão 12
Iluminura medieval – Conceção e funções / Visita à Academia das Ciências de Lisboa para ver o códice lisboeta da Crónica Geral de Espanha de 1344.
Bibliografia
____
- DEROLEZ, Albert, Archaeology of the manuscript book of the Italian renaissance, Unione Internazionale degli Istituti di Archeologia Storia e Storia dell’Arte in Roma, Arbor Sapientiae Editore S.r.l., Roma, 2018.
- NASCIMENTO, Aires e DIOGO, António Dias, Encadernação portuguesa medieval: Alcobaça, INCM, Lisboa, 1984.
- DAIN, Alphonse, Les manuscrits, Nouv. éd. rev., Les Belles-Lettres, Paris, 1964.
- CLEMENS, Raymond, Introduction to manuscript studies, Cornell University Press, Ithaca, NY, 2007.
- REED, R., Ancient Skins, Parchments and Leathers, Cambridge University Press, 2012.
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
Docentes
____
Catarina Tibúrcio é Licenciada em Gestão de Empresas Turísticas pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Técnica de Conservação e Restauro de Pintura Mural, Curso de Especialização Tecnológica, pelo Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorada em História da Arte Medieval, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de referência SFRH/BD/114758/2016. A investigação dos últimos doze anos centrou-se na produção, usos e circulação de códices portugueses iluminados da Baixa Idade Média. Investigadora colaboradora em três projetos de investigação: “Hebrew illumination in Portugal during the 15th century”, 2012 – 2015; “Cistercian Horizons. Studying and characterizing a medieval scriptorium and its production (…), 2018 – 2022; e “Books, rituals and space in a Cistercian nunnery. Living, praying and reading in Lorvão, 13th – 16th centuries”, 2021 – 2024.