
Iniciação ao Grego Antigo: Nível 2
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância
Objetivos
____
- Consolidar estruturas elementares da língua grega;
- Adquirir conhecimentos de língua grega que possibilitem a leitura e compreensão de textos muito simples;
- Desenvolver técnicas de análise de texto que possibilitem a tradução de frases muito simples;
- Estabelecer relações entre o Grego e o Português, ao nível do léxico e de estruturas morfo-sintáticas de base;
- Estabelecer relações entre aspetos da cultura grega que ocorram nos textos e aspetos da cultura ocidental.
Programa
____
O programa incidirá no estudo da Morfologia e da Sintaxe.
I. Morfologia
- A flexão nominal: nomes da terceira declinação, pronomes, adjetivos da 2ª. classe;
- A flexão verbal: o imperfeito, o futuro e o aoristo do indicativo.
II. Sintaxe
- Complementos circunstanciais;
- Proposições subordinadas e coordenadas.
Bibliografia
____
- Alexandre Júnior, M., Gramática de Grego Clássico e Helenístico, Lisboa, Alcalá, 2003 [reimpressão: FCG, 2016].
- Goodwin, William W., A Greek Grammar, Londres, Macmillan, 1978.
- Bailly, A., Dictionnaire de Grec-Français, Paris, Hachette, 1950.
- Liddell, H. G., Abridged Greek Lexicon, Oxford, Oxford University Press, 1977.
- Flacelière, L., A Vida Quotidiana dos Gregos no tempo de Péricles, Lisboa, Livros do Brasil, 1980.
pré-Requisitos
____
Conhecimentos de língua grega correspondentes ao Curso de Iniciação ao Grego Antigo: nível 1.
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
docentes
____
Leonor Santa Bárbara é Professora Associada do Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, onde leciona as cadeiras de Grego, Literatura Grega e Cultura Clássica Grega, entre outras. Leciona, ainda, o seminário de mestrado Matrizes Clássicas da Cultura Portuguesa. Além disso, é investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH/UAç), no grupo de investigação Representações, Discursos, Materialidades e Usos do Passado. A sua investigação é feita na área da Cultura e da Literatura Gregas, sobretudo do período helenístico, embora também se dedique à sua recepção na literatura portuguesa.
Mário Paulo Costa Martins é Professor efetivo no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, com a lecionação de Português, Latim e Grego. É Mestre em Estudos Clássicos e doutorando em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global. É professor cooperante da NOVA FCSH, no âmbito dos estágios de Latim, e membro colaborador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradução (IELT).