
Escrever e divulgar artigos científicos claros
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância
Objetivos
____
Escrever um artigo científico em inglês pode ser uma dor de cabeça. Nem sempre é fácil conseguir que o artigo tenha um fio narrativo e é ainda mais difícil divulgar os resultados para a imprensa e para o público em geral sem medo e de forma clara. Marco Neves, professor na NOVA FCSH, e Cristina Soares, consultora em comunicação de ciência e aluna de doutoramento na NOVA FCSH, criaram este curso para ajudar a escrever artigos científicos mais claros e a divulgá-los com segurança. O curso inclui técnicas de escrita e estruturação e técnicas e ferramentas de divulgação dos resultados para o público em geral, promovendo assim o impacto da investigação científica.
Programa
____
Sessão 1
- Princípios gerais da escrita e divulgação de artigos científicos.
Sessão 2
- Estrutura dos artigos; armadilhas da escrita académica.
Sessão 3
- Técnicas e tecnologias de tradução para inglês.
Sessão 4
- Como criar um resumo claro.
Sessão 5
- Técnicas de comunicação para o público (vídeos, blogues, entrevistas e podcasts).
Sessão 6
- Apresentação dos trabalhos.
No final do curso, todos os participantes terão de apresentar um trabalho que consistirá na reescrita de uma das peças de um artigo científico e/ou na elaboração de um plano de divulgação.
Bibliografia
____
- Rogers, T. and Lasky-Fink, J. (2023). Writing for busy readers: Communicate more effectively in the real world. Dutton.
- Greene, A. E. (2013). Writing science in Plain English. The University of Chicago Press.
- Olson, R. (2015). Houston, we have a narrative. The University of Chicago Press.
- Neves, M. (2019). Gramática para todos – O português na ponta da língua. Guerra e Paz.
- Sword, H. (2011). Stylish academic writing. Harvard University Press.
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
docentes
____
Cristina Nobre Soares é consultora em comunicação de ciência. Licenciada em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia, acabou por se dedicar à comunicação. Passou por vários centros e unidades de investigação como formadora e consultora, dos quais se destacam: MARE, LEAF, MED, INSA-Ricardo Jorge ou LabTerra. Atualmente coordena o projeto editorial de comunicação técnica, “Cadernos de Campo”, e está associada ao grupo de investigação ICNOVA da NOVA FCSH, através do seu doutoramento na área da comunicação das ciências agrárias.
Marco Neves é docente na NOVA FCSH desde 2011, investigador no CETAPS, tradutor e autor de vários artigos e mais de uma dezena de livros na área das línguas e culturas. É um dos editores da revista Translation Matters. Apresenta Português Suave, um programa semanal sobre língua portuguesa na Rádio Observador, e publica com frequência vídeos e textos em vários canais de divulgação do conhecimento linguístico, com milhões de visualizações mensais em Portugal e no Brasil.