14
Jul
Data: 14 a 24 Jul 2025
Horário: dias 14, 15, 17, 21, 22 e 24 de Julho das 17h00 às 19h30
Duração: 15h
Morada: NOVA FCSH |
Área: Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia
Docente responsável: Marco Neves
Docente: Cristina Nobre Soares
Docente: Marco Neves
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância

 

Objetivos

____

Escrever um artigo científico em inglês pode ser uma dor de cabeça. Nem sempre é fácil conseguir que o artigo tenha um fio narrativo e é ainda mais difícil divulgar os resultados para a imprensa e para o público em geral sem medo e de forma clara. Marco Neves, professor na NOVA FCSH, e Cristina Soares, consultora em comunicação de ciência e aluna de doutoramento na NOVA FCSH, criaram este curso para ajudar a escrever artigos científicos mais claros e a divulgá-los com segurança. O curso inclui técnicas de escrita e estruturação e técnicas e ferramentas de divulgação dos resultados para o público em geral, promovendo assim o impacto da investigação científica.

 

Programa

____

Sessão 1

  • Princípios gerais da escrita e divulgação de artigos científicos.

Sessão 2

  • Estrutura dos artigos; armadilhas da escrita académica.

Sessão 3

  • Técnicas e tecnologias de tradução para inglês.

Sessão 4

  • Como criar um resumo claro.

Sessão 5

  • Técnicas de comunicação para o público (vídeos, blogues, entrevistas e podcasts).

Sessão 6

  • Apresentação dos trabalhos.

No final do curso, todos os participantes terão de apresentar um trabalho que consistirá na reescrita de uma das peças de um artigo científico e/ou na elaboração de um plano de divulgação.

 

Bibliografia

____

  • Rogers, T. and  Lasky-Fink, J. (2023). Writing for busy readers: Communicate more effectively in the real world. Dutton.
  • Greene, A. E. (2013). Writing science in Plain English. The University of Chicago Press.
  • Olson, R. (2015). Houston, we have a narrative.  The University of Chicago Press.
  • Neves, M. (2019). Gramática para todos – O português na ponta da língua. Guerra e Paz.
  • Sword, H. (2011). Stylish academic writing. Harvard University Press.

 

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

____

Cristina Nobre Soares é consultora em comunicação de ciência. Licenciada em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia, acabou por se dedicar à comunicação. Passou por vários centros e unidades de investigação como formadora e consultora, dos quais se destacam: MARE, LEAF, MED, INSA-Ricardo Jorge ou LabTerra. Atualmente coordena o projeto editorial de comunicação técnica, “Cadernos de Campo”, e está associada ao grupo de investigação ICNOVA da NOVA FCSH, através do seu doutoramento na área da comunicação das ciências agrárias.

Marco Neves é docente na NOVA FCSH desde 2011, investigador no CETAPS, tradutor e autor de vários artigos e mais de uma dezena de livros na área das línguas e culturas. É um dos editores da revista Translation Matters. Apresenta Português Suave, um programa semanal sobre língua portuguesa na Rádio Observador, e publica com frequência vídeos e textos em vários canais de divulgação do conhecimento linguístico, com milhões de visualizações mensais em Portugal e no Brasil.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)