07
Jul
Data: 7 a 16 Jul 2025
Horário: dias 7, 8, 9 e 11 das 17h00 às 20h30 | dias 14 e 15 das 16h45 às 20h30 | dia 16 das 17h00 às 20h30
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH | dias 7, 8, 9 e 11 de julho Sala Auditório A1 | dias 14, 15 e 16 de julho Sala B310
Área: História da Arte e Estudos Artísticos
Docente responsável: Paulo Filipe Monteiro
Docente: Cristina Benedita de Matos Freire Garcia
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos D01 a D05, D07, M37
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial

 

Objetivos

____

  • Criar uma dança relacionada com a voz do corpo;
  • Operacionalizar questões de corpo, respiração, consciência e postura;
  • Relacionar a voz com a dança livre;
  • Refletir sobre atuação autónoma e ampliada de tendências no uso da voz e do corpo;
  • Relacionar o corpo em dança livre com a voz;
  • Libertar tensão vocal-corporal;
  • Dinamizar abordagens à escuta ativa do corpo, na voz e na dança;
  • Articular conhecimentos e estratégias de aprendizagem;
  • Estabelecer relações entre o modo verbal e o auditivo;
  • Relacionar velocidades e ritmos diferentes no corpo;
  • Ligar conhecimentos entre várias áreas do conhecimento a nível do corpo, da voz e de dinâmicas de grupo;
  • Relacionar áreas relacionadas com a saúde e o bem-estar através da dança vocal.

 

Programa

____

Voz do Corpo

  • Práticas de exploração de voz combinadas com movimento no espaço, aprofundando e integrando os sistemas de ação e vocalização.
  • Improvisação em dança, para ampliar a compreensão do material, no que se refere ao movimento ativo individual e num processo de grupo.

Integração da Prática Somática com a Voz no Movimento

  • Adquirir um conhecimento experiencial através de algumas noções básicas dos sistemas fisiológicos e da relação do corpo com a dança e a voz, numa incorporação da perceção (embodiment).
  • Descobrir alguns dos sistemas do corpo – muscular, ósseo, orgânico, endócrino, fluídos e nervoso como uma fonte de identificação da qualidade da sensação e da expressão entre som e movimento.

Desenvolvimento sensório-motor

  • Utilizar sequências de movimentos de desenvolvimento para explorar os padrões neurológicos básicos e os reflexos subjacentes que coordenam o desenvolvimento sensório-motor.

Integração de Movimento Vital – Princípios e Práticas

  • Observar o equilíbrio estrutural do corpo em relação ao suporte orgânico, energético e fluído subjacente.
  • Praticar o trabalho com os padrões físicos sensoriais, energéticos, emocionais e neurais, refinando a qualidade do toque e contacto com precisão em diferentes níveis de tecido – músculo, osso, órgão, endócrino, fluído e nervo para guiar uma pessoa em direção ao sentido de equilíbrio e bem-estar através de todo o corpo.

Dança Vocal

  • Composição coreográfica com estruturas marcada no espaço, para poder desenvolver livremente uma dança livre, com improvisação ou com partes marcadas, de forma simples, para articular com palavras e sons vocais, numa pequena apresentação.

 

Bibliografia

____

  • COHEN, Bonnie (2008), Sensing, feeling and action, Toronto, Contact Editions; 2nd edition.
  • FOSTER, Susan Leigh (2011), Choreographing Empathy: Kinesthesia in Performance, New York, Routledge.
  • HARTLEY, Linda (1995), Wisdom of the body, Berkeley, California, North Atlantic Book.
  • OLSEN, Andrea (1998), Bodystories: a guide to experiental anatomy, Lebanon, New Hampshire, University Press of New England.
  • SERRÃO, Maria João (2006), Constança Capdeville. Entre o Teatro e a Música, Lisboa, Edições Colibri.
  • CASTARÈDE, Marie-France (1998), A voz e os seus sortilégios, Lisboa, Caminho da Música.

 

PRé-requisitos

____

Para professores do ensino básico, secundário e pré-escolar, e todas as pessoas com ou sem experiência de corpo e voz, profissionais de terapias somáticas, artes cénicas, dança, música, teatro, cinema, holística, saúde física e mental, animação, comunicação.

 

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

____

Cristina Benedita de Matos Freire Garcia, Dança Contemporânea, Teatro Físico, Voz: Esc. Sup. Dança-IPL, European Dance Development Centre Instituto Artes Arnhem. Projetos Autorais Dança, Voz, Música-festivais Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Finlândia, Brasil, Chile, EUA. Dançou em obras de MaryO’DonnellFulkerson,MaryOverlie,EleanoraAllerdings,PaulaMassano,TBOCompany. Brasil-estágio LUME Teatro Campinas/Unicamp (apoio GDA). Criação Projetos Dança e Ecologia(apoio GDA). Estudou música Conservatório Lisboa (bolsa Gulbenkian). Frequentou Esc. Sup. Música-IPL. Estudos Voz, formações Circle Singing com Sofia Ribeiro, Tiago Grade, Manuel Linhares, Bobby McFerrin (S. Francisco 2023). Voz Criação Artística, Roy Hart Center/França. Voz e Corpo: Jorge Parente. Formação Ed.mus Infância c/Helena Rodrigues/Paulo M Rodrigues Encontros Gulbenkian/Projeto GeminArte e Loulé/Jardins Interiores. Grupo Canto-ISO Mamma/Ciências Musicais; Mestre Comunicação e Artes, FCSH_UNL. Doutoranda mesmo curso e instituição, ICNOVA.

Paulo Filipe Monteiro é Professor Catedrático UNL, fundador Coordenador-Mestrado Artes Cénicas; coordenador variantes Linguagens Cénicas, Comunicação e Artes, Mestrado e Doutoramento Ciências Comunicação. Prof convidado Universidades Europa, Brasil. Foi presidente-Associação Portuguesa Argumentistas e Dramaturgos, fundador membro da direção Federation of Scriptwriters in Europe. Prémio Joaquim de Carvalho livro Drama e Comunicação ,Prémio Revelação Crítica de Teatro. Fez dramaturgia e encenação 16 espetáculos. Atuou em várias peças,11longas-metragens portuguesas e estrangeiras,40telefilmes e séries tv. Apresentou espetáculo Tabacaria-T. Ibérico. Escreveu 8longas-metragens. Escreveu peça Área de Risco, estreia 1999F.Gulbenkian. Tem feito dramaturgia espetáculos de dança. Realizou filme Amor Cego. 2017 1ªlonga-metragem Zeus exibida 4continentes, 12prémios nacionais e internacionais. 2020 curta-metragem Pas de Quoi exibida Portugal, EUA, México, Prémio do Público Fest.InShadow. 2024 estreou longa-metragem Noites Claras.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)