28
Ago
2023
Data: 28 Ago a 7 Set 2023
Horário: 28, 29, 30 e 31 agosto e 4, 5, 6 de setembro das 18h30 às 20h30 | dia 7 de setembro das 18h30 às 19h30 | A203 Torre A, piso 2
Duração: 15h
Morada: NOVA FCSH |
Área: Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia
Docente responsável: Ana Margarida Barreto
Docente: Filipa Couto
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial e a distância (streaming)
Este curso vai ser lecionado na modalidade de  Ensino presencial e a distância (streaming)

 

Objetivos

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O principal objetivo deste curso passa por abordar o tema de comunicação em saúde, repassando os principais conceitos de comunicação e analisando as boas práticas da mesma aplicadas à saúde, em particular à relação prestador de saúde -utente. Vamos abordar o estado da arte e os fatores que poderão influenciar uma comunicação bem-sucedida em saúde. A proposta de trabalho apresentada visa:

  • Fomentar a discussão sobre a importância da comunicação em saúde e a relação entre prestador de saúde-utente;
  • Compreender quais os fatores que poderão influenciar essa relação e a disponibilidade para comunicar com o utente;
  • Contribuir para uma maior consciencialização sobre o importante papel da comunicação na obtenção de melhores resultados.

Programa

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O programa assenta em 5 temas principais a abordar neste curso:

1) Comunicação como pressuposto estratégico.

Muitos autores projetam a comunicação estratégica como a definição e desenvolvimento de ações que permitem atingir os objetivos definidos pelas organizações (Clausewitzian, 1989, Steyn, 2000, Carrillo, 2014). Nesse sentido, além da abordagem do tópico em questão, propomos aos alunos um exercício de esboço de uma estratégia de comunicação a ser analisada em aula.

2) Comunicação em saúde.

Neste módulo iremos abordar o estado da arte da comunicação em saúde nas ciências sociais. A comunicação em saúde é a base do cuidado médico e uma das vertentes mais relevantes dos cuidados em saúde, de acordo com Hulsman (2009). Recorreremos à análise e debate de estudos de caso sobre a comunicação aplicada à Saúde.

3) A evolução da relação prestador de saúde-utente.

Neste ponto pretendemos analisar a evolução da relação de comunicação desde tempos remotos até ao dia de hoje, percebendo de que forma o pensamento do prestador de saúde e a postura do utente se foram conjugando a adaptando ao longo dos séculos, onde a comunicação foi assumindo uma necessidade estratégica com vista à obtenção dos melhores resultados em saúde. Propomos também um exercício prático de recolha de testemunhos reais para análise em sala de aula.

4) Comunicação centrada no doente (Patient-centered communication).

Nos últimos anos, a comunicação centrada no doente tem sido um dos tópicos mais debatidos na área da saúde, segundo Su et al. (2022). Os autores referem que o Instituto de Medicina (IOM) definiu a comunicação centrada no doente como um modelo que tem como objetivo recolher as informações necessárias ao diagnóstico e tratamento, além de visar a aquisição de informação sobre a experiência pessoal do utente. Queremos aqui promover um debate entre os alunos sobre a sua perceção em relação à comunicação centrada no doente e a sua evolução. Propomos convidar também um Key Opinion Leader com destaque nesta área para tornar este debate mais rico e dinâmico.

5) A comunicação como fundamento da relação prestador de saúde-utente.

Para encerrar este curso iremos abordar a comunicação e o seu poder de mudar comportamentos. Propomos um debate final com os alunos no sentido de percebermos de que forma a comunicação poderá ter um maior poder na modulação de comportamentos em saúde, qual o papel do prestador e que estratégias podem ser adotadas para uma estratégia de comunicação eficaz em saúde.

 

Bibliografia

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  • Clausewitz, C., 1989. On war. Princeton N.J.: Princeton Univ. Pr.
  • Kreps, G. L., Bonaguro, E. W., & Query Jr, J. L. (2003). The history and development of the field of health communication. Russian Journal of Communication, 10, 12-20.
  • Ricou, M., Salgado, J., Alves, C., Duarte, I., Teixeira, Z., Barrias, J., & Nunes, R. (2004). A Comunicação e a Alteração de Comportamentos. Psicologia, Saúde & Doenças.
  • Roter, D., & Hall, J. (2004). Physician gender and patient-centered communication: A critical review of empirical research (pp. 497, 510). Annu. Rev. Public. Health.
  • Seoane, J. (2010). Vista de Las autonomías del utente (p.62). [online] Dilemata.net. Retirado a 5 de setembro de 2019 de: https://www.dilemata.net/revista/index.php/dilemata/article/view/35/29.

 

PROPINA

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Ver tabela em informações úteis.

 

Docentes

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Ana Margarida Barreto é professora auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais da NOVA FCSH. É doutora em Ciências da Comunicação, variante Comunicação Estratégica, e realizou pós doutorado na Universidade de Tel Aviv. Nos últimos anos, foi investigadora visitante nas seguintes universidades: Kings College of London, Columbia University, University of Texas at Austin e Westminster University. É também fundadora e coordenadora do grupo de investigação em Comunicação Estratégica e Processos de Decisão no ICNOVA. Este grupo tem como objetivo estudar o uso da comunicação planeada, controlada e persuasiva, com vista ao alcance de objetivos organizacionais (comerciais, sociais ou políticos), a partir de uma visão holística da comunicação. Foi duas vezes premiada como Outstanding Reviewer no Emerald Literati Network Awards for Excellence (2015 e 2017).

Filipa Couto é licenciada em jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, com uma pós-graduação em Ciências Políticas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH). Atualmente também se encontra a realizar um doutoramento na FCSH em comunicação estratégica, com foco na comunicação entre médico e doente, pertencendo ainda ao grupo de investigadores do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNova) -https://www.icnova.fcsh.unl.pt/doutorandos/ Conta com uma experiência profissional de mais de 10 anos em consultoria de comunicação, com especial enfoque na área da saúde.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)