14
Jul
Data: 14 a 23 Jul 2025
Horário: dias úteis das 18h00 às 21h00 | ultima sessão termina às 22h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH |
Área: Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia
Docente responsável: Dora dos Santos Silva
Docente: Andreia Amaro
Docente: Dora Santos Silva
Docente: Liliana Carvalho
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral: Professores dos grupos 100, 110, 200, 530,600, 910 e 920
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância

 

Objetivos

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No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:

  • Reconhecer os principais desafios da comunicação na área da cultura (do património às artes performativas, das artes visuais à literatura);
  • Identificar as premissas de acessibilidade e inclusão culturais e digitais;
  • Aplicar diretrizes de acessibilidade e inclusão em projetos e territórios;
  • Perceber como inovar de forma sustentável na comunicação de cultura;
  • Aplicar modelos narrativos e formatos em função dos públicos a incluir nos projetos.

 

Programa

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Sessões 1 e 2 (6 horas)

1. O que significa inovar na cultura?

    1.1. Evolução da definição de cultura.

    1.2. Especificidades das indústrias culturais e criativas.

    1.3. Eixo criatividade, inovação e media digitais na cultura.

    1.4. Laboratório.

Sessões 3 e 4 (6 horas)

2. O que significa inovar na comunicação de cultura?

    2.1. Ecossistema digital, formatos e plataformas.

    2.2. Modelos narrativos e estratégias de storytelling.

    2.3. Laboratório.

Sessões 5 e 6 (6 horas)

3. Premissas da inclusão cultural e digital

    3.1. Envolver os diferentes públicos numa perspetiva de cultura inclusiva.

4. Acessibilidade cultural e digital: boas práticas

    4.1. Públicos com deficiência e capacitismo.

    4.2. Boas práticas na comunicação de cultura para pessoas com deficiência.

Sessão 7 (3 horas)

5. A comunicação e os conteúdos para redes sociais como oportunidade para combater o capacitismo e caminhar para a inclusão digital e social

        5.1. O impacto da integração de influenciadores digitais com deficiência em campanhas de comunicação estratégica na inclusão social.

6. A representação e inclusão das PcD em campanhas de comunicação

Sessão 8 (4 horas)

7. Boas práticas na comunicação de cultura numa perspetiva de inclusão

8. Apresentação de projetos

 

Bibliografia

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PROPINA

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Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

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Andreia Amaro, trabalha há 17 anos em Comunicação Estratégica e, durante o seu percurso profissional, dirigiu Agências e equipas em Portugal e Moçambique. Desde 2023 que está envolvida em projetos para a diversidade, equidade e inclusão (DEI) da Europa Criativa – União Europeia como communication strategist. Encontra-se no segundo ano do Doutoramento em Ciências da Comunicação da NOVA FCSH, na vertente de Comunicação Estratégica, e propõe-se a estudar o impacto dos influenciadores digitais com deficiência na inclusão social. Integra a equipa da Obi.Media e do ICNOVA, estando a colaborar em projetos sobre comunicação acessível e inclusiva. Fundou, ainda, a Associação sem fins lucrativos Positive Digital – um projeto que luta por uma comunicação online responsável e inclusiva. 

Dora Santos Silva é Professora Associada na NOVA FCSH e investigadora integrada do ICNOVA-Instituto de Comunicação da NOVA FCSH, de que é vice-coordenadora. Coordena o mestrado em Jornalismo, a pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas e o Obi.media – Observatório de Inovação nos Media. As suas linhas de investigação relacionam-se com inovação nos media, no jornalismo e na comunicação de cultura – em particular a inovação social, editorial e sustentável. Fora da academia, trabalhou como jornalista, coordenadora editorial, guionista e copywriter, em particular na área da cultura. Ganhou vários prémios e distinções, entre os quais uma Lede Fellowship da SJN em 2022 com um projeto para implementar o jornalismo de soluções nos países de língua portuguesa.

Liliana Pacheco é responsável de comunicação na Casa Fernando Pessoa – Museu de Literatura. Tem quase duas décadas de experiência profissional em diferentes vertentes da comunicação cultural, tendo passado pelas áreas da museologia, da programação cultural em espaço público e pelo setor editorial. Leciona regularmente em formações e foi professora convidada do ISCTE-IUL, em disciplinas da área da comunicação, ao nível da licenciatura, pós-graduação e mestrado. É assistente convidada na pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas, NOVA FCSH. É licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (ISCTE -IUL) e frequenta o doutoramento em Ciências da Comunicação do ISCTE-IUL.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)