02
Jul
Cinema e pós-natureza
Osario analógico Azucena Losana - Salomé Lopes Coelho
Data: 2 a 16 Jul 2024
Horário: terças e quintas-feiras das 17h00 às 20h00
Duração: 15h
Morada: NOVA FCSH |
Área: História da Arte e Estudos Artísticos
Docente responsável: Pedro Florêncio
Docente: Salomé Lopes Coelho
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial

 

Objetivos

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O curso oferece uma introdução aos modos como o cinema figura as relações entre humanos e não-humanos, destacando os ritmos da matéria no cinema experimental latino-americano. Discutiremos as interseções entre cinema e problemáticas ambientais, abordando criticamente alguns dos seus conceitos-chave. Analisaremos imagens em movimento que, para além da representação e no sentido de uma compreensão performativa do cinema, abordam múltiplas formas de estar-no-mundo, incluindo existências vegetais e minerais. O curso permitirá a familiarização com a noção de ritmos da matéria como chave de análise ecocrítica. Espera-se que os/as participantes desenvolvam ferramentas para o estudo e criação artística que desafiem perspetivas antropocêntricas.

 

Programa

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Fundamentos Teóricos: Imagens em Movimento, Ritmos da Matéria e Mundos Pós-Naturais

  • Introdução à relação do cinema com preocupações ambientais; definição de conceitos-chave e mapeamento de debates atuais;
  • Cinema experimental e mundos não-humanos: dos primórdios da teoria do cinema às concetualizações dos novos materialismos e pós-humanidades feministas;
  • Os ritmos da matéria como âmbito privilegiado para abordar as relações entre humanos e não-humanos.

Ritmos da matéria vegetal

  • Ritmos vegetais e imagens em movimento, da produção à receção fílmica,
  • Filosofias do pensamento vegetal;
  • Mundos vegetais para além das ontologias ocidentais;

Ritmos da matéria inorgânica e Cinema Geológico

  • Figurações cinematográficas e modos de relação com a matéria inorgânica que excedem lógicas extrativas e de progresso;
  • Geologia dos média e interseções entre cinema, escalas temporais, processos e ritmos geológicos;
  • Cinema geológico: práticas teóricas e práticas fílmicas.

Projeto Final

Apresentações orais dos/as participantes, incluindo análise crítica de filmes ou projetos criativos próprios, que articulem os conteúdos do curso.

 

Bibliografia

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  • Braidotti, Rosi & Maria Hlavajova (Eds.) (2018). Posthuman Glossary. London/New York: Bloomsbury.
  • Della Noce, Elio & Lucas Murari (Eds.) (2022). Expanded nature. Écologies du cinéma expérimental. Paris: Light Cone.
  • Fornoff, Carolyn & Gisella Heffes (Eds.) (2021). Pushing past the human in Latin American cinema. Albany: State Uni. of New York Press.
  • Iovino, Serenella & Serpil Oppermann (Eds.) (2014). Material Ecocriticism. Bloomington/ Indianapolis: Indiana University Press.
  • Viveiros de Castro, E. (2014). Cannibal Metaphysics. Minneapolis: Univocal.
  • Yusoff, Kathryn (2018). A Billion Black Anthropocenes or None. Minneapolis: University of Minnesota Press.

 

PROPINA

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Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

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Pedro Florêncio

Salomé Lopes Coelho é Investigadora de Pós-Doutoramento no ICNOVA – Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, com o projeto “Rutmanálise e Ecologias da imagem em movimento”. Doutorada em Estudos Artísticos – Arte e Mediações. Foi investigadora visitante na Universidade Nacional das Artes, Buenos Aires, e docente de cursos na área da filosofia, cinema e ritmo, na mesma universidade. É membro do conselho editorial de La Furia Umana – Revista de História e Teoria do Cinema.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)