NOVA recebe Selo Excelência "Alimentação Saudável no Ensino Superior"

A Universidade NOVA de Lisboa foi premiada, no dia 3 de março de 2023, com o Selo Excelência “Alimentação Saudável no Ensino Superior”, uma iniciativa da Direção-Geral da Saúde, que tem como objetivo incentivar as Instituições de Ensino Superior a promover uma alimentação mais saudável, equilibrada e sustentável junto da comunidade.

A certificação é o resultado da garantia de requisitos cumpridos pela Universidade no âmbito da modificação e qualificação da sua oferta alimentar e de um trabalho conjunto entre a Reitoria, as nove unidades orgânicas, como é o caso da NOVA FCSH, e os Serviços de Ação Social (SASNOVA).

Entre as mudanças implementadas pela Universidade NOVA de Lisboa encontra-se a eliminação dos refrigerantes nas cantinas e sua substituição por água da rede pública; a disponibilização – com maior visibilidade – de opções alimentares mais saudáveis como fruta, sandes e lacticínios; e ainda a eliminação dos saleiros nas cantinas e bares. Já nas máquinas de venda automática, foi melhorada a oferta alimentar e reduzido o teor de açúcares adicionado aos produtos.

Em representação da NOVA, João Seixas, Pró-Reitor com o pelouro da Inovação Sócio-territorial, destacou que “com esta certificação, a Universidade NOVA de Lisboa reforça o seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus estudantes, docentes e funcionários, bem como com os caminhos a trilhar nos âmbitos da sustentabilidade e da coesão social e territorial. Ao promover uma alimentação mais equilibrada, mais saudável e mais sustentável, estaremos a contribuir não apenas para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade académica, mas também da própria sociedade e do planeta”.

A Universidade NOVA de Lisboa tem vindo a assumir um papel de vanguarda no âmbito da alimentação saudável encontrando-se a implementar uma estratégia para a qualificação da sua oferta alimentar e para um mais dedicado e consciente posicionamento nos ecossistemas alimentares.