NOVA FCSH reforça a sua posição na Academia das Ciências

A par de Maria Lurdes Rosa, também Maria José Roxo, João Mário Grilo e Pedro Tavares de Almeida, professores catedráticos dos departamentos de Geografia e Planeamento Regional, Ciências da Comunicação e Estudos Políticos, respetivamente, foram hoje, dia 7 de julho de 2022, eleitos como sócios correspondentes da Academia das Ciências de Lisboa.

Maria José Roxo, eleita para a 8ª Secção de Geografia e Ordenamento do Território, é investigadora integrada do CICS.NOVA, onde dirige diversos projetos nacionais e internacionais sobre a desertificação, mudanças climáticas ou catástrofes naturais. Recebeu, em 2013, o prémio das Nações Unidas “Dryland Champions”, entregue pelo Secretário de Estado da Agricultura do Mar e Ambiente.

João Mário Grilo, eleito para a 9º Secção de Comunicação e Artes, fez o seu mestrado e doutoramento (Ciências da Comunicação/Cinema) na NOVA FCSH. Leciona o seminário de Realização de Cinema e é coordenador dos Doutoramentos em Estudos Artísticos e Media Digitais. Tem extensa obra teórica publicada no âmbito dos Estudos Fílmicos e, enquanto realizador, representou Portugal nos festivais de cinema de Cannes, Veneza, Berlim, Locarno, Rio de Janeiro, Toronto, Vancouver, S. Francisco, Roterdão, entre outros.

Pedro Tavares de Almeida, eleito para a 7.º Secção de Ciências Sociais e Políticas, foi vice-presidente do Conselho Científico (2014-2018) da NOVA FCSH, onde dirige o Departamento de Estudos Políticos desde 2009. Atualmente, com o patrocínio da Assembleia da República, e no âmbito das Comemorações dos 200 Anos do Constitucionalismo Português, é responsável pela coordenação geral da obra “O Parlamento Português”, a publicar, em 4 volumes, no final de 2022.

A NOVA FCSH congratula todos os novos membros da Academia!