NOVA FCSH lança Prémio Linguagens Cénicas
Créditos fotografia: Susana Paiva

Porque em Portugal há numerosos prémios para obras de cinema, televisão e literatura, mas escassos são os dedicados às artes performativas, a NOVA FCSH criou o Prémio Linguagens Cénicas. O prémio visa escolher em cada ano uma obra de teatro, dança, performance, novo circo ou músico-teatral, apresentada em estreia num contexto profissional.

São critérios fundamentais para seleção a originalidade, inovação e qualidade da sua linguagem cénica. Não serão critérios de valoração, positiva ou negativa: a idade, o género, a etnia, a região do país, a escola que formou os criadores, a tecnologia eventualmente utilizada ou o lugar de apresentação.

O prémio, no valor de dois mil e quinhentos euros, será recebido pela direção artística da obra, com o compromisso de utilizar essa verba numa próxima criação.

Além das obras que queiram candidatar-se (até 20 de Dezembro), os membros do júri também poderão sugerir obras para a premiação. O júri, nesta primeira edição de 2021, será constituído por: António Figueiredo Marques, Cláudia Madeira, Cristina Grande, Ivo Saraiva e Silva e Paulo Filipe Monteiro.