NOVA cria Prémio de Inovação Pedagógica

A Universidade NOVA de Lisboa criou o Prémio de Inovação Pedagógica com o objetivo de incentivar boas práticas pedagógicas e reconhecer o talento para formar e ensinar. Podem concorrer até 31 de março de 2022 docentes e investigadores da NOVA, de forma individual ou em equipas de até três elementos. O prémio consiste na atribuição de uma bolsa de inovação pedagógica no valor monetário de 4.500€ e até um máximo de cinco distinções honrosas no valor de 1.500€ cada.

O Prémio

O Prémio de Inovação Pedagógica visa reconhecer e incentivar o mérito e o empenho dos docentes e investigadores da NOVA que se notabilizem pela utilização de práticas pedagógicas, com elevado impacto e alcance, em unidades curriculares de qualquer tipologia: ensino prático e laboratorial; ensino teórico; ensino teórico-prático ou orientação tutorial.

O Prémio é atribuído anualmente e visa distinguir iniciativas e práticas pedagógicas, e respetivos resultados, que tenham sido implementadas pelo menos no ano académico anterior àquele em que é aberta a candidatura ao Prémio.

O Prémio consiste na atribuição de uma bolsa de inovação pedagógica no valor monetário de 4.500€ e até um máximo de cinco distinções honrosas no valor de 1.500€ cada.

Quando o Prémio for atribuído a equipas, cada membro receberá 3.000€ e nas menções honrosas cada membro receberá 1.000€.

Quem pode concorrer?

Podem concorrer docentes e investigadores da NOVA, de forma individual ou em equipas de até três elementos.

Prazo de candidaturas

Até dia 31 de março de 2022.

Candidaturas

As candidaturas deverão ser submetidas através do endereço de e-mail nova.inov.ped@unl.pt

Uma vez que o júri é internacional, as propostas terão de ser escritas em inglês.

Documentação obrigatória:

a) Formulário de candidatura devidamente preenchido com a fundamentação da candidatura e declaração de consentimento do(s) docente(s) ou investigador(es) proposto(s).

b) Curriculum Vitae simplificado do(s) candidato(s);

c) Identificação do endereço de correio eletrónico da pessoa responsável pela candidatura.

Avaliação das candidaturas

As candidaturas são analisadas pelo Júri de acordo com os seguintes critérios:

• Qualidade da candidatura (30%)
  • Mérito Pedagógico (20%)
  • Alcance da Iniciativa (15%)
  • Impacto (35%)

Júri

O Júri responsável pela avaliação das candidaturas ao Prémio é constituído por:

Prof. João Sàágua – Reitor da NOVA

Membros externos

• Terry Maguire – Diretora do National Forum for the Enhancement of Teaching and Learning in Higher Education (Irlanda)
  • Prof. Luís Castro – Professor do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa. Membro da organização do CNAPPES – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior