Luto Académico por Ex-Reitor Luís Sousa Lobo
24 de Janeiro de 2026, 14:36
É com profundo pesar que a NOVA FCSH lamenta o falecimento de Luís Sousa Lobo, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa entre 1995 e 2003. Em homenagem à sua memória, o atual Reitor Paulo Pereira decretou dois dias de luto académico (24 e 25 de janeiro), ao qual a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas se associa.
Engenheiro de formação, Luís Sousa Lobo construiu o seu percurso académico na Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, onde foi Professor Catedrático nas áreas da Engenharia Química e Bioquímica. Quando assumiu a liderança da Universidade, em 1995, a NOVA encontrava‑se num momento de desenvolvimento institucional e, ao longo do seu mandato, foi ganhando estrutura e identidade.
Essa orientação traduziu‑se, nos anos seguintes, desde logo com o desenvolvimento do projeto do Campus de Campolide, que permitiu organizar e qualificar um espaço central da vida universitária. Em 1998, abriu a Residência Alfredo de Sousa, reforçando a capacidade de acolhimento de estudantes e a dimensão social da Universidade. Em 1996 nasce a Faculdade de Direito da NOVA, que se instalou inicialmente no Colégio dos Jesuítas, atual Colégio Almada Negreiros, e em 2001 foi inaugurado o edifício onde atualmente se encontra sedeada, também no Campus de Campolide. Em paralelo, avançou a construção da Residência Universitária Fraústo da Silva, no Monte da Caparica, alargando a resposta de alojamento estudantil da NOVA. A construção do edifício da Reitoria, distinguido com o Prémio Valmor em 2002, veio completar este momento edificador, consolidando a afirmação institucional da Universidade. Ainda durante o seu mandato, a Universidade NOVA de Lisboa acompanhou e participou no debate nacional e europeu em torno do Processo de Bolonha, iniciado em 1999, refletindo sobre as transformações estruturais do ensino superior europeu.
Luís Sousa Lobo é lembrado como um Reitor cujo mandato ficou associado a decisões e infraestruturas que ajudaram a preparar a instituição para uma nova fase da sua história.
A NOVA FCSH endereça à família, amigos e colegas os seus mais sentidos pêsames neste momento de profunda perda.