Livro de investigadores do IHC sobre descolonização e independências africanas editado em Itália
6 de Agosto de 2025, 08:59

Chama-se L’Addio all’Impero 1975: l’indipendenza delle colonie portoghesi e é a versão italiana do livro homónimo coordenado por Fernando Rosas, Pedro Aires de Oliveira e Mário Machaqueiro, investigadores do Instituto de História Contemporânea (IHC) e, os dois primeiros, docentes da NOVA FCSH. Originalmente editada pela Nova Vega, em 2015, esta obra chega agora a Itália pelas mãos da editora Mimesis. Este volume oferece uma análise aprofundada da evolução dos movimentos independentistas, o seu envolvimento na guerrilha, o sentimento anticolonial na oposição à ditadura, o contexto internacional e os debates memoriais gerados pelo processo de descolonização.
O ano de 1975 marcou o fim do último império colonial europeu. Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola, precedidos no ano anterior pela Guiné-Bissau, tornaram-se independentes, encerrando séculos de presença portuguesa. Timor-Leste, no Sudeste Asiático, também iniciou uma trajetória de separação, com consequências trágicas após a invasão indonésia. O regresso a Portugal de centenas de milhares de retornados, bem como as histórias pessoais ligadas à reconstrução da memória da descolonização, constituem outro eixo central da obra.
Esta edição conta também com a participação de Malyn Newitt, Norrie MacQueen, Bruno Cardoso Reis, António Ernesto Duarte Silva, Ângela Sofia Benoliel Coutinho, Amélia Neves de Souto, Fernando Tavares Pimenta, Augusto Nascimento, Fernando Augusto de Figueiredo e Marta Vilar Rosales.