Já arrancou o projeto bilateral "Euro-Atlantic" entre Portugal e Islândia

Alice Cunha, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da NOVA FCSH, lidera o projeto “EURO-ATLANTIC: The European and Atlantic dimensions of Portugal and Iceland’s foreign policies” que vai decorrer até 2022 com atividades em Portugal e na Islândia.

Já está online a primeira atividade, que foi a gravação de um Vox-pop em forma de teaser sobre o conhecimento geral acerca das organizações internacionais a que cada país pertence.

O projeto quer abordar os fatores que impulsionam, ou retraem, a adesão de um país a organizações regionais ou internacionais, e irá analisar as trajetórias de Portugal e da Islândia quanto à adesão a determinadas organizações internacionais, bem como examinar as relações bilaterais com África, o Brasil, os Estados nórdicos e a China.

Realiza-se em parceria com Baldur Thorhallsson do Centre for Small State Studies da Universidade da Islândia, e recebeu financiamento da EEA Grants Portugal – Fundo de Relações Bilaterais.

Alice Cunha é doutora em História Contemporânea pela NOVA FCSH e tem dedicado a sua investigação à História da Integração Europeia, área na qual tem publicado, sendo autora de mais de cem publicações. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com a história da integração europeia, os estudos sobre o alargamento, a Europeização e os fundos europeus. É a única historiadora portuguesa membro do European Union Liaison Committee of Historians.

Além de investigadores da NOVA e da Universidade da Islândia, também participam investigadores das universidades de Lisboa e do Minho.