Investigação do IPRI recebe financiamento da EEA Grants Portugal

Alice Cunha, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da NOVA FCSH, recebeu financiamento da EEA Grants Portugal – Fundo de Relações Bilaterais para o projeto “EURO-ATLANTIC: The European and Atlantic dimensions of Portugal and Iceland’s foreign policies”.

EURO-ATLANTIC visa abordar os fatores que impulsionam, ou retraem, a adesão de um país a organizações regionais ou internacionais. Serão focadas as trajetórias de Portugal e da Islândia na adesão a determinadas organizações internacionais e o seu impacto nas respetivas políticas externas desses Estados.

O projeto será desenvolvido numa parceria conjunta entre o IPRI-NOVA FCSH e o Centre for Small State Studies da Universidade da Islândia, líderes nos respetivos países nas áreas científicas da Integração Europeia e das Relações Internacionais.

O projeto será implementado entre janeiro de 2021 e junho de 2022, com atividades em ambos os países.

Fundo de Relações Bilaterais pretende apoiar iniciativas que visem o fortalecimento das relações entre Portugal e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

Alice Cunha é doutora em História Contemporânea pela NOVA FCSH e tem dedicado a sua investigação à História da Integração Europeia, área na qual tem publicado, sendo autora de mais de cem publicações. Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com a história da integração europeia, os estudos sobre o alargamento, a Europeização e os fundos europeus. É a única historiadora portuguesa membro do European Union Liaison Committee of Historians.