IPRI integra projeto europeu sobre democracia no trabalho

O Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), através da investigadora Paula Borges Santos, integra o projeto “Democracy at work in Europe: actors, cultures and models in historical and comparative perspective (1973-2023). Case studies from Germany, Spain, Italy and Portugal in the railway and energy sector”, recentemente aprovado no âmbito do programa Horizonte Europa e coordenado pela Universitat de Barcelona.

A iniciativa tem como objetivo analisar a evolução da democracia no trabalho na Europa ao longo dos últimos 50 anos, centrando-se em dois setores estratégicos — os transportes ferroviários e a energia — e em quatro países: Alemanha, Espanha, Itália e Portugal.

Com uma abordagem histórica, comparativa e interdisciplinar, o projeto procura compreender as transformações e continuidades nos atores, culturas laborais e modelos de governação entre 1973 e 2023.

O consórcio reúne académicos seniores e jovens investigadores num esforço colaborativo que pretende reforçar os fundamentos conceptuais da democracia no trabalho, ao mesmo tempo que promove um impacto junto de decisores políticos, líderes empresariais e sindicais, e organizações da sociedade civil.